Geral

Obra de estrada no Sertão reforça proposta de expansão de acessos em Alagoas

25/04/2018
Obra de estrada no Sertão reforça proposta de expansão de acessos em Alagoas
Implantação da estrada de 27 quilômetros vai beneficiar mais de 25 mil pessoas. Luiz Siqueira

Implantação da estrada de 27 quilômetros vai beneficiar mais de 25 mil pessoas. Luiz Siqueira

O percurso é longo e sem segurança. São vinte e sete quilômetros de trajeto totalmente no barro só para conseguir chegar até a cidade. Nos períodos em que o tempo está aberto, são quarenta minutos diários para sair de Batalha e entrar no município de Belo Monte. Quando chove, esse tempo pode até dobrar, passando de mais de uma hora de deslocamento para os motoristas.

A estrada pela rodovia AL-125 é o único caminho de acesso à cidade de Belo Monte e nunca recebeu qualquer investimento. Os mais de 25 mil moradores de Batalha e Belo Monte estão vivendo um momento histórico: o início da implantação e pavimentação do trecho que liga os dois municípios.

A construção põe fim à sensação de isolamento proporcionada por 27 quilômetros de uma estrada de barro que, nos períodos de chuva, até impossibilita a entrada e saída dos moradores. Junto com infraestrutura, turismo, saúde e educação são apenas alguns dos segmentos que ganham força com os serviços do programa Pró-Estrada.

Quem sente as consequências da falta de infraestrutura na estrada são os moradores. Ana Cristina Amorim, que reside em Batalha, todos os dias precisa enfrentar o percurso para chegar ao trabalho, uma creche localizada na cidade vizinha, Belo Monte.

Implantação e pavimentação da estrada de 27 quilômetros vai beneficiar mais de 25 mil pessoas (Manuela Mattos/Luiz Siqueira)

“É difícil demais. Quando chove, Ave Maria… demoro mais de uma hora pra chegar até lá. Todos os dias a gente precisa andar por aqui, enfrenta muita lama, atola, quebra carro, moto fica no meio do caminho e como não pega sinal de telefone, a gente depende muitas vezes da boa vontade de alguém passar por aqui e ajudar. Faça chuva ou faça sol, eu tenho que vir, é meu emprego, né?”, conta Ana Cristina Amorim.

Fora a rotina intensa de trabalho, o trajeto ainda faz parte da vida da moradora por outro motivo: sua família mora em Belo Monte e a única forma de visitá-los é encarando a estrada.

Foram 35 anos de espera por melhorias em infraestrutura viária e agora Ana Cristina e toda a população contará com a facilidade da mobilidade urbana proporcionada pela implantação da estrada.

“Ô, vai ser uma bênção demais. Vou poder ver minha família despreocupada, acordar para ir trabalhar tranquila, sem pensar se vou conseguir chegar até lá ou não”, celebra Ana Cristina Amorim. E a mudança traz mais do que segurança nos trajetos e mobilidade urbana, mas resgata também o sentimento de integração entre a população com o restante do Estado.

As mudanças acontecem em decorrência do Pró-Estrada, que desde 2016 tem elevado o padrão da malha viária alagoana, como ressalta o secretário executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Alcides Tenório.

Implantação e pavimentação da estrada de 27 quilômetros vai beneficiar mais de 25 mil pessoas (Manuela Mattos/Luiz Siqueira)

“Os resultados são vários e em diferentes setores, sejam eles sociais ou econômicos. Mas o Pró-Estrada não se resume a isso. O mais recompensador é participar e proporcionar uma mudança tão importante na vida das pessoas. Imagino o tamanho da felicidade dos moradores de Belo Monte e Batalha com essa obra tão aguardada saindo do papel, é um marco histórico. Tenho certeza que a vida da população nunca mais será a mesma”, salienta o secretário executivo.

Mais de mil quilômetros – Chegando a dois anos de atuação, o programa tem percorrido todas as regiões de Alagoas com melhorias de infraestrutura viária, tanto para os grandes centros urbanos como às pequenas cidades. Já são mais de mil quilômetros de trabalhos de reconstrução, implantação e pavimentação de estradas em todo o Estado, com obras concluídas ou em andamento em quase 70 municípios.