Geral

Não há expectativa de data sobre retorno de operações com Estados, diz Caixa

05/04/2018

O novo presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio de Souza, se reuniu na tarde desta quinta-feira, 5, com a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, que é presidente do conselho de administração do banco, mas, segundo ele, os empréstimos aos Estados não foram tema da reunião. “Viemos fazer um primeiro contato com a secretária. Ter uma boa gestão é uma característica dela e queremos estar em harmonia”, disse Souza ao sair do ministério.

Segundo ele, não há expectativa ainda sobre quando a Caixa voltará a conceder empréstimos para os Estados. “Ainda não olhei o parecer da Advocacia Geral da União (AGU) e não sei também dos pedidos que estão no banco”, acrescentou.

Na semana passada, o presidente Michel Temer assinou parecer da AGU para que a Caixa possa emprestar R$ 19 bilhões aos Estados, garantidos por recursos de fundos constitucionais. Com isso, o banco poderia liberar os financiamentos sem o risco de ser questionado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O Broadcast (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado) revelou, no entanto, que a Caixa não tem capital suficiente para realizar as operações.

Após reportagem do Broadcast em fevereiro, o Banco Central passou a exigir um capital maior do banco para fazer frente a operações de crédito com entes federativos que não tenham garantias do Tesouro Nacional.

Autor: Eduardo Rodrigues
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.