Cidades

Moradores de Inhapi comemoram abastecimento próprio

30/04/2018
Moradores de Inhapi comemoram abastecimento próprio
Obra é integrada ao Canal do Sertão e beneficiará diretamente quase 10 mil alagoanos com água tratada (Foto: Ascom/Seinfra)

Obra é integrada ao Canal do Sertão e beneficiará diretamente quase 10 mil alagoanos com água tratada (Foto: Ascom/Seinfra)

“Aqui, a maioria das pessoas compra água. Quando tudo mudar vai ser uma bênção, porque comprar água de caminhão-pipa é muito caro”. As palavras são de Thaís Costa, 26, que, como muitos moradores de Inhapi, depende de sacrifícios diários para ter água em casa. Ela é moradora de Leobino, um dos povoados que serão beneficiados, em breve, com a construção, pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), do sistema individual de abastecimento de água na região.

A obra é integrada ao Canal do Sertão e beneficiará diretamente quase 10 mil alagoanos com água tratada. Além de Inhapi, os municípios de Mata Grande e Canapi também serão favorecidos, uma vez que, a partir do novo sistema de abastecimento, Inhapi sairá do Sistema Coletivo do Sertão, o que significa mais água para as outras cidades.

Sistema Individual de Abastecimento de Inhapi / (Ascom Seinfra)

Para Jaqueline dos Santos, 26, também moradora da zona rural, o Canal do Sertão tem sido uma riqueza que ajudará bastante as pessoas na região. “É um presente para nós, principalmente para quem precisa comprar água de Delmiro. E nem sempre temos condições de gastar tanto. a gente tem filho pequeno e também precisa alimentar a família toda”, relata a moradora.

Além de beneficiar povoados mais carentes como o de Leobino, a adutora de Inhapi também irá ser muito bem-vinda para as famílias que moram na área urbana do município. É o que assegura Edvânia da Silva, 35, moradora da região.

Sistema Individual de Abastecimento de Inhapi / (Ascom Seinfra)“Essa obra facilitará muito a vida de todos nós, que dependemos da água para viver e trabalhar. A gente recebe água a cada 45 dias e ter água todo dia é quase um luxo, só quem tem dinheiro para comprar por fora é que consegue; é uma dificuldade diária”, diz a moradora, que se sente ainda mais feliz com a obra de abastecimento, por seu marido ser um dos trabalhadores do empreendimento.

“A obra tem sido ainda mais especial para mim porque, além de trazer água tratada para gente, significa uma renda a mais pra ajudar nas contas de casa. A obra tirou muita gente do desemprego”, completa Edvânia.

Sistema Individual de Abastecimento de Inhapi / (Ascom Seinfra)

Sobre a adutora

O investimento do sistema de abastecimento é de cerca de R$ 6,5 milhões, oriundo de recursos próprios do Governo do Estado e da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), que é vinculada à Seinfra. A previsão é que ainda no meio do ano o empreendimento seja concluído.

O sistema contará com estação de tratamento de água (ETA) do tipo compacta, que realiza filtração e cloração, e uma adutora de quase 13 quilômetros de extensão, dos quais 6 já foram implantados. A capacidade da ETA e da nova adutora será a de fornecer até 136 mil litros de água por hora.

“Estamos sempre em busca de grandes investimentos que funcionem. No Canal do Sertão sempre foram feitas obras paliativas, em que se gastavam milhões e não traziam soluções efetivas para a população. Nessa gestão, os resultados têm saído, literalmente, das torneiras das pessoas, que agora vão acordar cedo e poder ter água para lavar o rosto, tomar banho e cozinhar”, acrescenta o secretário executivo de Infraestrutura, Humberto Carvalho.

Para o secretário da Infraestrutura, Fernando Melro, a obra é mais um compromisso do Governo do Estado que se torna realidade. “O governo está mostrando que é possível gerar resultados e trazer melhorias para os sertanejos, mesmo em meio às dificuldades. Com essas obras, levamos soluções definitivas para famílias que historicamente sofrem com a seca no Sertão”, finaliza o gestor da pasta.