Geral

Mês Azul: Caminhada inicia programação para o Dia de Conscientização do Autismo, em Palmeira

02/04/2018
Mês Azul: Caminhada inicia programação para o Dia de Conscientização do Autismo, em Palmeira

A Prefeitura de Palmeira dos Índios inicia hoje (02) uma programação especial para o Dia de Conscientização do Autismo. De 2 a 6 de abril acontece a II Semana Azul de Conscientização sobre o Autismo, com diversas atividades em parceria com as secretarias municipais de Educação e Saúde para comemorar o “Mês Azul”.

A data ajuda na conscientização sobre o autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. O autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por Transtornos de Espectro Autista – TEA.

Alguns dos sintomas são fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

Em Palmeira dos Índios a rede de ensino municipal atende 47 alunos autistas; o Centro de Reabilitação de Palmeira dos Índios assiste 3 pacientes e a Casa Azul, 31 pessoas com diagnóstico fechado e 10 em processo de avaliação. “A maior rede de salas com educação inclusiva é em Palmeiraa e isso nos motiva muito a sempre melhorar a rede. Volto a dizer que a maior obra do nosso governo será sempre as pessoas. Teremos uma semana cheia de atividades e continuaremos lutando pela causa do autista e de todos que precisam do nosso apoio. Convido toda a população para se engajar nessas atividades”, disse o prefeito Júlio Cezar.

Confira a programação para essa semana:

02/04 – Caminhada “Palmeira Toda Azul”: concentração em frente à Escola Drº Gerson Jatobá, com destino a Praça do Skate, às 16:30h.

03/04 – Ciranda da Inclusão: sala no CAPS Drº Osvaldo Silva, às 9h.

04/04 – Palestra “A Educação do Autista e o fazer pedagógico na Escola”: Auditório da Escola Drº Gerson Jatobá, às 8h.

05 e 06/04 – Escola e Comunidade: Uma ação educativa em cada unidade de ensino.