Geral

Investimento em obras vai dobrar cobertura de rede de esgoto em Maceió

20/04/2018
Investimento em obras vai dobrar cobertura de rede de esgoto em Maceió
Percentual da população atendida com rede coletora de esgoto deve passar dos atuais 35% para 70% . Ascom Casal

Percentual da população atendida com rede coletora de esgoto deve passar dos atuais 35% para 70% . Ascom Casal

A cobertura da rede coletora de esgoto de Maceió deve ser dobrada nos próximos três anos. As duas obras estão em andamento e devem beneficiar 360 mil pessoas. A primeira vai levar o serviço para o bairro do Tabuleiro do Martins e regiões adjacentes, enquanto a segunda direciona recursos para o Farol e bairros circunvizinhos. Com as iniciativas, espera-se que o percentual de população atendida com a rede coletora de esgoto passe dos atuais 35% para 70%.

As obras estão sendo implantadas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). A Parceria Público Privada (PPP) e Locação de Ativos devem direcionar cerca de R$ 400 milhões para Maceió.

Além da rede coletora, os dois projetos contemplam ainda as estações de tratamento de esgoto (ETEs). Uma será erguida no Benedito Bentes, um dos bairros incluídos na PPP; já a outra fará uma ETE no Farol, num local por trás do quartel do Exército.

“Essas obras fazem parte do maior projeto de esgotamento sanitário que Alagoas já viu. O Governo está executando um projeto completo, que inclui coleta, tratamento e destinação adequada de esgoto já tratado. Destacamos que não se faz saúde pública sem esgotamento sanitário. Na PPP e na Locação de Ativos, o investimento chega perto dos R$ 400 milhões”, ressaltou o presidente da Casal, Clécio Falcão.

Na PPP firmada entre o Governo do Estado, por meio da Casal, e o consórcio Saneamento Alta Maceió (Sanama), o prazo total do contrato é de 30 anos, o que inclui execução das obras e serviços correspondentes, como operação, manutenção, controle operacional e comercial, possibilitando a integração da gestão pública com a privada para melhorar a qualidade dos serviços.

Já a Locação de Ativos entre a Casal e o consórcio Saneamento de Maceió (Sanema), serão beneficiados os seguintes bairros, além do Farol: Jardim Petrópolis, Canaã, Gruta de Lourdes, Santo Amaro, Pinheiro, Pitanguinha e Ouro Preto.