sábado, 17 de novembro de 2018

Notícias

In:

Inscrições para a Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas se encerram nesta segunda (2)

Por Redação com Agência Alagoas
Em 2017, Alagoas teve 87 alunos medalhistas na competição (Fotos: Valdir Rocha)

Em 2017, Alagoas teve 87 alunos medalhistas na competição (Fotos: Valdir Rocha)

Escolas públicas e privadas de todo o país têm até esta segunda-feira (2) para se inscrever na 14ª edição da Olimpíada de Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O procedimento deve ser efetuado no site www.obmep.org.br. As provas da primeira fase estão previstas para o dia 5 de junho.

Inscrições Olimpíadas de Matemática / Fotos: Valdir Rocha

Uma iniciativa do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Obmep visa promover o interesse pelo estudo da Matemática entre alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio, despertar talentos e incentivar o aperfeiçoamento de professores. Em Alagoas, a Olimpíada é organizada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A secretária executiva de Estado da Educação, Laura Souza, destaca a importância da participação dos alunos e escolas no evento. “A OBMEP mostra um outro aspecto da Matemática e catalisa todo um processo de aprendizagem, pois quando o estudante se envolve na competição, ele tem mais estímulo para o estudo da disciplina”, avalia Laura.

Inscrições Olimpíadas de Matemática / Fotos: Valdir Rocha

O coordenador da OBMEP em Alagoas, professor Adelailson Peixoto, diz que a Olimpíada traz consigo oportunidades tanto para alunos como professores. “A OBMEP disponibiliza um material riquíssimo para professores trabalharem em sala de aula e os alunos medalhistas também têm um contato prévio com a pesquisa graças ao Programa de Iniciação Científica (PIC)”, destaca.

Adesão total

Na 11ª Gerência Regional de Educação (Gere), que abrange as escolas estaduais de Delmiro Gouveia, Piranhas, Inhapi, Canapi, Pariconha, Olho d’Água do Casado, Água Branca e Mata Grande, a adesão à Olimpíada foi de 100% entre as unidades de ensino.

Inscrições Olimpíadas de Matemática / Fotos: Valdir Rocha

“A OBMEP oportuniza esse encontro prático com o mundo dos números e a Seduc e as Geres têm feito uma grande mobilização para que as escolas participem da olimpíada. Aqui, no Sertão, a paixão pelas Ciências Exatas é antiga, basta conferir as medalhas que nossos alunos obtiveram tanto na Olimpíada de Matemática quanto na de Física, esta última com ouro nacional e estadual”, conta o gerente José Jeocondes.

Medalhistas

Em 2017, Alagoas teve 87 medalhistas na OBMEP: quatro ouros, oito pratas e 75 bronzes. Dentre os medalhistas, 82 são de alunos da rede pública e cinco das escolas privadas. Além disso, o Estado obteve 374 menções honrosas – quando aluno chega perto de obter uma medalha e – premiações para 19 escolas e 17 professores da rede pública. Pela rede estadual foram 17 medalhistas de bronze.

Compartilhe:
Tags: ,

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com