Alagoas

Governo garante segurança alimentar e aproxima Estado de quem mais precisa

12/04/2018
Governo garante segurança alimentar e aproxima Estado de quem mais precisa
Governador participa do XX Encontro Regional do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). Márcio Ferreira

Governador participa do XX Encontro Regional do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). Márcio Ferreira

O XX Encontro Regional do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) da Região Nordeste foi aberto, na manhã desta quinta-feira (12), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Fernando Pereira, prestigiaram a abertura do evento, que segue nesta sexta-feira (13).

Renan Filho afirmou que o Governo de Alagoas faz um grande esforço para aproximar o Estado das pessoas que mais precisam, priorizando ações que garantem a segurança alimentar, a exemplo do Programa Estadual de Complementação Alimentar e Nutricional para Gestantes, Nutrizes e Crianças em Situação de Vulnerabilidade Social.

“Nós temos feito um esforço muito grande. O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social tem liderado essa empreitada de aproximar o Estado de quem mais precisa, de cuidar da segurança alimentar, sobretudo num período de crise, que atravessa o Brasil”, afirmou Renan Filho.

 Abertura do Encontro Regional do Congemas aconteceu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso (Márcio Ferreira)

“As cestas nutricionais fazem parte de um Programa muito importante, porque, primeiro, garante alimentação para as gestantes, o que permite uma gravidez mais segura e uma criança mais saudável. Além disso, temos programas correlatos de outras secretarias, que trabalham para quem mais precisa, a exemplo do Vida Nova nas Grotas e dos programas da Agricultura Familiar, a exemplo do PAA [Programa Estadual de Aquisição de Alimentos]. Isso tudo conjuntamente garante melhores condições aos mais necessitados em Alagoas”, completou o governador.

“Os desafios para a universalização do Sistema Único de Assistência Social na atual conjuntura” é o tema do XX Encontro Regional do Congemas, em Maceió, direcionado a cerca de 1.500 participantes, entre gestores, técnicos, trabalhadores do SUAS e membros dos Conselhos Municipais da Assistência Social. Ao final do evento, eles formularão propostas que serão encaminhadas ao Encontro Nacional, a realizar-se em junho, quando finalizadas as edições regionais em todo o Brasil.

Abertura do Encontro Regional do Congemas aconteceu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso (Márcio Ferreira)

Para o secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, o Encontro do Congemas é um momento único para o Estado de Alagoas. “Numa reunião feita em janeiro, onde estavam representantes dos nove Estados do Nordeste, Alagoas se prontificou a receber esse encontro de tamanha importância. Aqui estão diversos técnicos do MDS para capacitar e debater os desafios para a universalização do SUAS na atual conjuntura para os gestores e técnicos dos municípios e dos Estados aqui presentes. É um momento de muito importância porque além de trazer capacitação, gera aquecimento financeiro da economia de Alagoas”, observou Fernando Pereira.

Durante o Encontro, serão debatidos a análise do cenário atual e os impactos na efetivação do plano decenal; a assistência social como direito constitucional de seguridade social e promovido um workshop simultâneo, ministrado por técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) sobre integridade da proteção social e serviços, programas e benefícios.

“Se a Assistência Social é importante para todos, ela é mais importante ainda para o Nordeste. É preciso produzir massa crítica e gerar caminhos para que a Assistência Social se consolide, que possa viver novamente seu tempo áureo, porque aí fora tem um montão de gente esperando pelas saídas, pelas soluções novas que têm de vir daqui. Eu digo sempre que o Governo – seja federal, estadual ou municipal – deve trabalhar para todo mundo, mas se não puder fazer por todos todo o tempo, deve priorizar quem mais precisa”, concluiu Renan Filho.

Participaram do evento os presidentes do Coegemas da Bahia, Jailton Chagas; do Ceará, Glauciane Viana; do Maranhão, Cleyton Lima; de Pernambuco, Penélope de Andrade; do Piauí, Danielly de Souza; do Rio Grande do Norte, Francisco dos Santos; de Sergipe, Onete da Mota; e de Alagoas, Gisele Lins; além da deputada estadual por Alagoas, Jó Pereira; da presidente do Congemas, Vanda Anselmo; da secretária nacional de Assistência Social do MDS, Maria do Carmo Brant; da secretária municipal de Assistência Social, Celyane Rocha; dentre outras autoridades.