Geral

EUA: Senadora diz que caos prejudica política na Ásia

01/04/2018

A senadora dos Estados Unidos Elizabeth Warren diz que o caos na gestão de Trump está prejudicando a capacidade de formular uma política coerente quanto à atividade nuclear da Coreia do Norte, bem como de endereçar outras questões importantes na Ásia.

As vagas abertas no serviço estrangeiro estão minando a capacidade de Washington de antecipar os interesses dos EUA, Warren disse a repórteres em Pequim no sábado.

Os aliados dos EUA, embora continuem apoiando, estão “procurando informações” sobre as intenções na Ásia, disse a democrata de Massachusets.

“Esta tem sido uma política externa caótica na região, e isso dificulta para manter os aliados que precisamos para alcançar nossos objetivos”, disse Warren, que, durante sua viagem à Ásia, visitou ainda a Coreia do Sul e o Japão.

Ela disse que o acordo do presidente Donald Trump para se encontrar com o líder norte-coreano Kim Jong Un foi “imprudente”, diante da ausência do compromisso de Pyongyang de adotar “quaisquer passos para indicar que eles estavam falando sério sobre desnuclearização”.

Na China, Warren disse que os EUA precisam reconhecer o crescente poder de Pequim e enfatizar a importância dos direitos humanos nas relações. “Eu entendo que nosso relacionamento com a China é complexo”, disse Warren. “Há áreas nas quais temos interesses mútuos e nas quais vamos trabalhar juntos para tentar realizar nossos objetivos compartilhados. Mas também existem áreas em que somos competidores vigorosos e não compartilhamos interesses”.

Autor: Associated Press
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.