Alagoas

Escolas da rede estadual são mapeadas pela Secretaria do Planejamento

10/04/2018
Escolas da rede estadual são mapeadas pela Secretaria do Planejamento
Para ter acesso ao conteúdo, basta acessar o Portal Alagoas em Dados e Informações . Ascom

Para ter acesso ao conteúdo, basta acessar o Portal Alagoas em Dados e Informações . Ascom

Com o intuito de integrar e dar ainda mais informações para a população alagoana, o Governo de Alagoas, por meio de uma parceria entre as secretarias de Planejamento, Gestão e Patrimônio e da Educação, geolocalizou de todas as escolas públicas de Alagoas. Na prática, é possível identificar rapidamente a localização das instituições de ensino que estão vinculadas ao Estado.

A iniciativa, desenvolvida pela Superintendência da Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc) da Seplag, trata-se basicamente de um banco de informações que disponibiliza os dados sobre as escolas em diferentes plataformas, abertas para qualquer usuário e de acesso facilitado.

“Depois que conseguimos uma base confiável para trabalhar junto à Secretaria de Educação, fizemos uma padronização dos endereços das escolas, processamos os dados e organizamos as informações que tínhamos. Além disso, quando necessário, também vamos a campo conferir os dados para que, só então, possamos disponibilizá-los de forma responsável e mais dinâmica para a população”, explica o geógrafo e supervisor de Dados e Análise Geográfica da Sinc, Klebson da Silva.

Disponíveis no portal Alagoas em Dados e Informações, as geolocalizações podem ser conferidas em vários formatos, entre eles, o GeoJSON, utilizado na estruturação de dados geoespaciais, o KML, que auxilia na visualização de conteúdos como mapas em 2D e navegadores terrestres em 3D, e o SHP, ou shapefile, que pode ser utilizado via softwares para geoprocessamento.

A integração entre as várias secretarias e órgãos que compõem o Estado vem sendo uma constante no governo Renan Filho e, por isso, tem trazido cada vez mais benefícios para a população alagoana.  Esta metodologia, em especial, contou ainda com a parceria e o auxílio de informações fornecidas por fontes oficiais, a exemplo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

“Em geral, trabalhar com dados abertos facilita bastante a vida de quem quer utilizar as informações públicas. Com esse trabalho, por exemplo, fica muito mais fácil que os pais localizem as escolas que estão mais próximas de suas casas, além de auxiliar o próprio governo no desenvolvimento de políticas públicas, já que agora é muito mais fácil visualizar geograficamente onde estão as escolas”, explica o geógrafo.

Escolas em tempo integral

Uma outra proposta muito bacana é que as escolas de tempo integral, implementadas no governo Renan Filho, também estiveram como pauta de trabalho na parceria entre a Seplag e a Seduc. Isso dar-se por dois motivos: dar mais clareza para população sobre este tipo de modalidade de ensino, além de facilitar a buscar pelos endereços e regiões nas quais essas escolas já estão inseridas.

“Enquanto pasta que coordena o Planejamento do Estado, é fundamental que a Seplag promova ideias e, consequentemente, melhorias para que as secretarias possam desenvolver ações que subsidiem, sobretudo, a melhora da vida de milhares de alagoanos. Por este motivo, o trabalho de geolocalização é muito importante”, conta o secretário titular da Seplag, Fabrício Marques Santos.

“As geolocalizações que realizamos em parceria com a Seduc são apenas um exemplo do avanço que a integração entre os agentes do governo pode trazer para a população alagoana. Esperamos que outros órgãos e secretarias nos provoquem cada vez mais para ações conjuntas que deem suporte na implementação de políticas públicas para o nosso Estado”, aponta o titular da Seplag.

E este trabalho não deve parar por aí. Isso porque, a equipe da Seplag já está mapeando outras unidades públicas importantes para disponibilizar para a sociedade de forma mais breve possível. A expectativa é que, nos próximos meses, novos mapas já estejam disponíveis para consulta.

Acesso

Para ter acesso às geolocalizações das escolas, basta acessar o Portal Alagoas em Dados e Informações.