Alagoas

Escola Sesi/Senai recebe etapa do 2º Alagoano de Sumô de Robôs

09/04/2018
Escola Sesi/Senai recebe etapa do 2º Alagoano de Sumô de Robôs

07.04.18 - Evento Robótica (JS) (82)

Robôs tentando derrubar uns aos outros, em rounds de 3 minutos: o 2º Campeonato Alagoano de Sumô de Robôs foi aberto no último sábado, 7, na Escola Sesi/Senai de Maceió, localizada no bairro do Benedito Bentes. Essa, inclusive, é a primeira vez que os alunos da indústria participam da competição, que terá mais quatro etapas.

Para o professor Eduardo Cerqueira, da Rede Sesi, o evento estimula os jovens a trabalhar em equipe, utilizando o conjunto de mecânica, estruturação na programação, estratégia e raciocínio lógico. O segredo para a vitória, segundo ele, é pensar mais em recursos da engenharia, física, peso e distribuição de massa do robô.

Sendo referência na área de Robótica, as escolas Sesi/Senai estão preparando novos talentos para continuar no topo. “Estamos com alunos novatos, que estão tendo a primeira experiência em competição. Essa experiência é muito boa para que a gente possa descobrir os novos talentos que estão vindo para outras competições de porte maior, como a Olimpíada Brasileira de Robótica”, contou Eduardo.
Anny Karoline, de 15 anos, era uma das alunas mais empolgadas. Gritava, abraçava os amigos quando ganhavam, e até esboçava um pouco de tristeza quando perdia. A paixão pelos robôs levou-a a competir. “Já é a terceira vez que monto um robô. Cada vez que eu monto um, me apaixono mais. É inexplicável. Quando eu vejo um robô, quero montar e pronto. Me apaixonei no exato momento em que soube que teríamos robótica”, disse.

Competidor mais maduro, Ygor Ventura ficava mais na dele. Calado, orientando os amigos. Aos 16 anos, o aluno da Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes, localizada no bairro da Cambona, ele já viajou para outros estados do Brasil, além de ser premiado. A mensagem dele veio para os alunos

que estão chegando na Robótica.
“Nós, competidores, não podemos parar. No futuro a robótica vai dominar todas as áreas e só quem vai ficar na frente somos nós, que já estamos iniciando isso no nosso currículo. O Sesi investe muito e sempre está participando em todos os eventos. A intenção é sempre chamar mais gente para participar”.