Geral

Direito do idoso é debatido no Legislativo de Arapiraca

21/04/2018
Direito do idoso é debatido no Legislativo de Arapiraca
sessão foi solicitada por Valdenor José dos Santos, integrante da Pastoral do Idoso, da Paróquia de São José, no bairro Alto do Cruzeiro.

sessão foi solicitada por Valdenor José dos Santos, integrante da Pastoral do Idoso, da Paróquia de São José, no bairro Alto do Cruzeiro.

Na noite dessa quinta-feira (19), a Câmara de Vereadores de Arapiraca realizou este ano a primeira Tribuna Livre, no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), localizado no bairro Santa Edwiges.

A sessão foi solicitada por Valdenor José dos Santos, integrante da Pastoral do Idoso, da Paróquia de São José, no bairro Alto do Cruzeiro. Durante a sessão os vereadores debateram os direitos da pessoa idosa.

Assuntos como a vacina contra pneumonia, transporte gratuito e uma atenção maior para os idosos tenham um atendimento melhor nas unidades de saúde e não fiquem muito tempo nas filas para atendimentos ou procedimentos cirúrgicos foram colocados em pauta para debate entre os vereadores e população.

Em relação aos serviços de saúde, o representante da Pastoral do Idoso de Arapiraca disse que em 2014 foram registrados mais de 230 mil internações e mais de 39 mil pessoas com idade acima de 60 morreram.

Valdenor José dos Santos disse ainda que em 2015, mais de 240 mil foram internadas e 43 mil entraram em óbito.

Ainda em 2015, mais de 96 mil pessoas nesta faixa etária foram internadas por pneumonia, entre janeiro e maio, e cerca de 17 mil morreram vítimas da doença.

Transporte

A gratuidade para idosos a partir de 60 anos, nos transportes públicos também gerou um grande debate.

De acordo com Valdenor José, que foi bastante indagado pelos vereadores, mesmo sendo lei federal e estadual para pessoas até 65 anos, o município de Arapiraca pode fazer o seu projeto reduzindo a idade para 60 anos.

A presidente da Câmara Legislativa, Professora Graça (PDT), lembrou que, no ano passado, a vereadora Gilvania Barros havia entrado com um requerimento, aprovado por todos os edis, solicitando ao prefeito Rogério Teófilo (PSDB) que enviasse ao Poder Legislativo um projeto nesse sentido.

De acordo com a própria autora da indicação, a vereadora Gilvania Barros, a administração municipal já está estudando esta possibilidade, com os técnicos, e que, em breve, dará resposta sobre o pedido .

Filas e cirurgias

O representante da Pastoral também criticou o atendimento nas filas preferenciais aos idosos, nas agências bancárias. Ele afirmou que tem presenciado um atendimento diferenciado e que são chamadas seis seis pessoas jovens e uma idosa, o que, segundo ele, tem causado muito transtorno aos clientes, que têm amparo no próprio Estatuto do Idoso.

O último ponto discutido na Tribuna Livre foi em relação ao aumento no número de cirurgias de cataratas no Hospital Chama.

Os vereadores Edvanio do Zé Baixinho, Pastor Marcos Caetano, Melquisedec de Oliveira, Professora Graça, Willomaks da Saúde, Doutor Fábio, Moisés Machado e Gilvania Barros fizeram uma espécie de sabatina com o representante da Pastoral do Idoso, e todos agradeceram a presença e parabenizaram em trazer um tema importante para ser debatido no Poder Legislativo de Arapiraca.

No encerramento dos trabalhos, na noite desta quinta-feira (19), a presidente da Câmara, Professora Graça, disse que pretende, nos próximos dias, manter uma conversa com a secretária municipal de Saúde, Aurélia Fernandes, para tratar do assunto do atendimento aos idosos.

Ela também adiantou que vai manter um encontro com os proprietários de transportes coletivos de Arapiraca, a fim de tratar do assunto da gratuidade para os idosos, além de agendar reunião com gerentes das instituições bancárias para encontrar uma solução sobre o atendimento nas filas preferenciais para pessoas acima de 60 anos.