Cidades

Desenvolvimento viário no Pilar beneficiará mais de 25 mil pessoas

11/04/2018
Desenvolvimento viário no Pilar beneficiará mais de 25 mil pessoas
Mais de 60 municípios foram contemplados com serviços do Pró-Estrada. Márcio Ferreira

Mais de 60 municípios foram contemplados com serviços do Pró-Estrada. Márcio Ferreira

Mais de 25 mil pessoas de Chã do Pilar, o que corresponde a 70% da população total do município de Pilar, serão diretamente beneficiadas com o início da pavimentação asfáltica de vias urbanas. Só nesta região, o programa estadual Pró-Estrada, por meio da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), atuará na melhoria de mais de 24 quilômetros de diferentes ruas.

Por si só, a extensão da pavimentação trará em números, e sobretudo, em mobilidade e segurança viária, resultados representativos à população. Reunindo todas as vias que receberão os serviços do programa chegará a distância equivalente da cidade de Pilar até a praça Centenário, na capital Maceió, como ressalta o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral.

“São incontáveis os metros quadrados que estão sendo feitos nas mais variadas áreas urbanas de Alagoas. Em Pilar não será diferente. Quando estávamos começando o Pró-Estrada lá atrás, ainda em 2016, fizemos um pequeno aquecimento nas ruas aqui da cidade e agora voltamos com projetos ainda maiores de melhoria viária, que irão transformar a qualidade de vida e dar mais dignidade aos moradores da região”, afirma Mosart Amaral.

 Mais de 800 quilômetros de recuperação de acessos e implantação de novas estradas foram feitos em dois anos

Quando chegou ao Chã do Pilar, há mais de 20 anos, a cabeleireira Quitéria Alves encontrou sua rua ainda no barro. O calçamento, feito anos depois, também não tinha ainda a infraestrutura ideal para atender os moradores, as vias estavam sempre cheias de buraco e sem nenhuma sinalização. Para chegar ao seu salão de beleza, os trajetos ausentes de boa mobilidade acabavam dificultando o acesso dos clientes.

“Era um sofrimento danado! Essas ruas aqui viviam sempre esburacadas até para andar de carro ou de moto ficava complicado. Pela primeira vez estou vendo a minha rua sendo pavimentada, vai ser uma melhoria muito grande. Quem sabe até aumente o movimento aqui do salão, né?”, comemora Quitéria Alves.

Números

Se em Pilar os resultados já refletem no início da chegada de mais desenvolvimento para a população, no restante do Estado as mudanças são ainda mais expressivas. Em menos de dois anos, já são mais de 60 municípios contemplados nas sete regiões do Estado com mais de 800 quilômetros de recuperação de acessos e implantação de novas estradas, além da pavimentação de vias urbanas.