Geral

Consumo e geração de energia crescem 2% em março, mostra CCEE

05/04/2018

O consumo e a geração de energia elétrica no País cresceram 2% no mês de março, na comparação com o mesmo período de 2017, segundo dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 31 do mês passado, informou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Em março foram consumidos 64.949 MW médios no Sistema Interligado Nacional (SIN), acima dos 63.699 médios do ano passado. Segundo a CCEE, o aumento foi influenciado pelas maiores temperaturas registradas neste ano.

No Ambiente de Contratação Regulado (ACR), no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, o consumo subiu 1,2%, considerando a migração de consumidores para o mercado livre. Sem esse efeito, o aumento alcançaria 3% no período.

No Ambiente de Contratação Livre (ACL), no qual as empresas compram energia diretamente dos fornecedores, o consumo apresentou elevação de 3,8%, levando em conta o impacto das novas cargas oriundas do ACR. Desconsiderando esse movimento, o consumo apresentou queda de 0,5%.

Dentre os ramos da indústria avaliados pela CCEE, incluindo dados de autoprodutores, varejistas, consumidores livres e especiais, destaque para o crescimento registrado nos segmentos de metalurgia e produtos de metal (+5,9%) e manufaturados diversos (+0,9%), mesmo sem o impacto da migração na análise. Na outra ponta, as maiores retrações foram anotadas nos segmentos de saneamento (-10,2%), bebidas (-4,8%) e transportes (-4,6%).

A geração de energia, por sua vez, alcançou 68.314 MW médios em março, ante os 66.960 MW médios de igual etapa do ano passado. A produção das usinas hidráulicas, incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas, cresceu 3,5%, enquanto a geração eólicas avançou 9,3%. Já as usinas térmicas recuaram 10,1% no período.

Autor: Luciana Collet
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.