Geral

Bovespa cai com exterior pesado e cautela política no Brasil

06/04/2018

A Bovespa abriu em queda na manhã desta sexta-feira, 6, pressionada pelo mau humor nos mercados acionários internacionais diante de um novo capítulo da guerra comercial retórica entre Estados Unidos e China. Internamente, o mercado repercute a ordem de prisão ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que foi convocado a se entregar nesta sexta às 17 horas na superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

A decisão do juiz federal Sérgio Moro traz incertezas sobre o quadro político no Brasil, o que limita uma reação positiva dos agentes por aqui.

A defesa do ex-presidente da República entrou no período da manhã com novo pedido de liminar para suspensão da execução da pena até análise do mérito do habeas corpus pelo ministro Felix Fischer, da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Pouco antes do fechamento deste texto, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes avaliou, com exclusividade ao Broadcast (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado), que a ordem de prisão do juiz Sérgio Moro a Lula é “absurda”, porque ainda não foram finalizados todos os procedimentos do Tribunal.

Ele classificou a situação atual no País como “despotismo judicial”.

Autor: Ana Luísa Westphalen
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.