Geral

Abril Indígena será realizado no Ifal Palmeira

20/04/2018
Abril Indígena será realizado no Ifal Palmeira

cartazmatria

Será realizado na próxima quarta-feira, 25, no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, o Abril Indígena. O evento tem como objetivo dar visibilidade à cultura indígena, aproximando o alunado de sua história, costumes, artes e tradição. Na programação estão palestras com o professor Amaro Hélio Leite (campus Maceió), Cássio Júnior (indígena Xucuru Kariri, mestrando em Antropologia), Gênisson Amorim (docente da rede estadual de ensino) e mediação de Roberto Idalino (professor de História do Campus). Além disso, haverá apresentações culturais e exposição de artesanato.

Segundo o professor de Artes, Daniel Cavalcanti, a ideia de fazer o Abril Indígena surge após a realização de um outro projeto do campus o “Negritude em Foco”, em uma conversa informal com a professora de Geografia, Flora Pidner. “Como foi um evento que deu muito certo, então resolvemos pensar em um momento que enfatizasse o mês de abril, mas sempre lembrando que ‘todo dia era dia de índio’, como diria a música de Baby do Brasil”, ressalta.

O evento será realizado nos dois turnos (manhã e tarde), nos horários das 10h às 12h e das 14 às 16h e é destinado a todos os alunos e professores da instituição. Durante todo o dia 25, estará montada uma exposição fotográfica organizada pela professora Flora e também uma exposição de artesanato indígena, cujos objetos estarão à venda. Ao final, no período da tarde, haverá uma apresentação artística do grupo indígena Xucuru Cariri, momento em que eles dançarão o Toré (manifestação folclórica e de cunho religioso).

Além de Daniel e Flora, participam da articulação para o Abril Indígena, os professores: Arthur Lima (Sociologia), Rosania de Almeida (Português), Luiz Domingos do Nascimento (História) e Edneide Ferreira (Português). O evento é uma realização do Grupo de Estudos Memória, Tecnologia e Etno-História de Alagoas (GEMTEH), do qual Daniel faz parte e ocorrerá com ações em paralelo no campus Maceió, nos dias 24 e 26 de abril.