Geral

Sindpol fará ato pela valorização das mulheres policiais nesta quinta

07/03/2018
Sindpol fará ato pela valorização das mulheres policiais nesta quinta

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) realizará ato público pela valorização das mulheres policiais civis, às 9 horas, nesta quinta-feira (08), no Dia Internacional das Mulheres.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, destaca a importância da Delegacia das Mulheres funcionar 24 horas. “As mulheres, vítimas de violência sexual e doméstica, necessitam de atendimento especializado e acompanhamento. Não dá para que elas continuem tendo que ir na Central de Flagrantes ou no Complexo de Delegacias Especializadas (Code) junto à população, que procura atendimentos diversos. Muitas delas ficam inibidas e constrangidas para apresentar uma denúncia”, defende o sindicalista.

O diretor de Comunicação do Sindpol, Edeilto Gomes, revela que é necessária uma reestruturação no atendimento e nos prédios destinados à Delegacia da Mulher para se tornar um ambiente acolhedor. “É preciso também ampliar esse espaço para todas as delegacias regionais e, em Maceió, termos pelo menos quatro delegacias da mulher, concorrendo a plantão de 24 horas, passando cada uma policial ter folga de 72 horas.

Valorização já!

Lutando pela valorização, a diretoria do Sindpol ressalta a importância do número crescente de mulheres policiais civis, que ingressam na Polícia Civil, e o descaso da Delegacia Geral com as questões essenciais às profissionais.

“As policiais civis representam mais de 20% do efetivo policial, mas o espaço na Polícia Civil ainda é limitado. A maioria das mulheres não tem acesso aos cargos de chefias. Os alojamentos femininos vêm sendo desativados nas delegacias. Também falta banheiro feminino. Elas sofrem com os assédios moral e sexual. Não há cursos de formação voltados à preparação das mulheres policiais. A maioria acaba sendo esquecida pela instituição policial, que não valoriza a importância das mulheres para a investigação e atendimento à população”.

Na mobilização, o Sindpol ainda realizará um momento de beleza às policiais civis no Code. Haverá também frutas para os(as) participantes.