Geral

Semarhpi realiza gincana ecológica para alunos da rede municipal de ensino, em Palmeira

07/03/2018
Semarhpi realiza gincana ecológica para alunos da rede municipal de ensino, em Palmeira

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Palmeira dos Índios (Semarhpi) realizou hoje (7) uma gincana ecológica com abordagem de temas de conscientização ambiental, como preservação do meio ambiente e coleta seletiva. A atividade ocorreu com 60 alunos da Escola Municipal Professora Dra. Célia Margarida, com idades entre 10 e 15 anos, que competiram em três equipes, em uma aprendizagem de forma lúdica e interativa.

Todo material da gincana foi produzido pela Semarhpi, com utensílios reutilizados. Uma exposição de brinquedos também foi montada para despertar nas crianças a criatividade e o reuso dos materiais que iriam para o lixo. Em uma das etapas da gincana, as crianças aprenderam a separar os resíduos por meio da coleta seletiva. Esta foi uma das formas de a Secretaria mostrar aos alunos como reaproveitar os materiais recicláveis, a preservar o meio ambiente e a fazer a coleta seletiva.

Para a secretária da Semarhpi Anna Luísa França, o incentivo à preservação ambiental, iniciado nas escolas, forma agentes multiplicadores que poderão viver em uma cidade mais limpa, livre do lixo e, consequentemente, da poluição. “A preservação do meio ambiente é um debate muito profundo e precisamos começar com as crianças para que, no futuro, sejam adultos conscientes e convivam em uma sociedade mais responsável, no que diz respeito às questões ambientais. Ensinar as diversas formas de reciclagem, a preservação do meio ambiente e a coleta seletiva são alguns passos para que possamos transformar crianças em adultos conscientes, responsáveis e que passem adiante a ideia de um meio ambiente saudável e melhor para viver”, explicou a secretária.