Alagoas

Semarh entrega comenda aos defensores dos recursos hídricos em AL

28/03/2018
Semarh entrega comenda aos defensores dos recursos hídricos em AL

Nove pessoas foram reconhecidas devido às suas respectivas ações pela preservação da água (Foto: Ascom/Semarh)

Nove pessoas foram reconhecidas devido às suas respectivas ações pela preservação da água (Foto: Ascom/Semarh)

Pela terceira vez consecutiva, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) entregou a Comenda Guardião das Águas a personalidades que contribuem efetivamente para a preservação da água em Alagoas.

Na solenidade, realizada na manhã desta quarta-feira (28), no Palácio República dos Palmares, nove pessoas foram agraciadas com a mais alta condecoração dada pela Semarh.

A cerimônia de entrega foi comandada pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres. O secretário-executivo de Integração de Políticas Sociais do Gabinete Civil, Adrualdo Catão, representou o governador Renan Filho durante a homenagem.

Em seu pronunciamento, Alexandre Ayres tratou da atuação dos programas hídricos nas regiões alagoanas, beneficiando assim mais de 200 mil pessoas nos últimos três anos.

“É uma grande satisfação agraciar personalidades alagoanas que contribuem para a preservação dos recursos hídricos. Tenho a certeza de que esta comenda está em boas mãos, devido ao reconhecimento do Governo de Alagoas. Também é preciso destacar o empenho da Semarh em possibilitar que as famílias tenham acesso à água. Trabalhamos diuturnamente com um planejamento para que a população convivesse com a estiagem e colocamos em prática os programas de Recuperação de Nascentes, perfuramos mais de 600 poços, implantamos o Água Doce e o Água Para Todos. Todas as regiões de Alagoas tiveram acesso aos programas da Semarh”, destacou Alexandre Ayres.

O secretário aproveitou a oportunidade para destacar o papel de cada agraciado com a honraria. E fez questão de relatar a qualidade dos homenageados no que diz respeito à pauta do desenvolvimento sustentável em Alagoas.

Receberam a Comenda Guardião das Águas: Alberto Fonseca, promotor de Justiça do Ministério Público Estadual; Fernando José Mendes Pinto, presidente do Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA); Inácio Loiola Damasceno Freitas, deputado estadual; Iran Campello Normande, biólogo; Josefa Adriana Cavalcante Ferro de Souza, professora; José Gino de Oliveira, engenheiro civil e gerente de operações da Semarh; Maria do Carmo Vieira, educadora ambiental; Maria Alves de Magalhães, ambientalista; e Ronaldo Pereira Lopes, vice-prefeito do município de Penedo.

Criação

A Comenda Guardião das Águas foi criada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado e sancionada pelo governador Renan Filho em 2015.

A honraria é destinada a pessoas físicas que contribuem efetivamente com ações responsáveis pelo uso da água, além da conservação dos recursos naturais em Alagoas, após a avaliação de um conselho integrado presidido pelo titular da Semarh, Alexandre Ayres, com a participação do Gabinete Civil e Superintendência de Meio Ambiente.

Em 2016, o Governo de Alagoas prestou homenagem a doze personalidades, na primeira edição da entrega da comenda. Em 2017, nove pessoas foram agraciadas.