Geral

Secretaria de Saúde leva serviços para comunidade quilombola, em Palmeira

14/03/2018
Secretaria de Saúde leva serviços para comunidade quilombola, em Palmeira

Foi realizado ontem (13), na comunidade quilombola da Tabacaria, o Fórum Municipal Permanente Pacto pela Vida na Primeira Infância, promovido pela Prefeitura de Palmeira dos Índios, em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social.

Sendo um dos eixos principais do Fórum, a Secretaria Municipal de Saúde levou diversos serviços para a comunidade: testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, teste rápido para Zika em gestantes, vacinas, atendimento médico e de enfermagem, entrega de repelentes para gestantes do Programa Bolsa Família, atividades com a equipe do NASF e Saúde Bucal, entrega de hipoclorito, coleta de fezes para exames e cartão SUS.

A titular da pasta Kátia Born, ressaltou a presença de todos os serviços naquela comunidade e a importância do trabalho integrado desenvolvido na atual gestão. “Todos passam por um ciclo, é uma gestante que precisa da Saúde, depois da Assistência Social, lá na frente ela precisa da Educação e assim vai; é uma criança que participa de diversos programas na escola, e tudo isso é de forma integrada. É um programa da educação que só funciona se a saúde entrar também, e vice e versa. São trabalhos assim que são valorizados pelo povo. Pode parecer simples, mas são serviços essenciais e que têm que ser levados para todas as comunidades, para mantermos a qualidade de vida da nossa população”, disse a secretária.

O Fórum tem como objetivo levar os serviços essenciais das três secretarias para as comunidades mais vulneráveis, com atenção maior voltada para o público infantil. Em abril, os serviços estarão presentes no bairro Xucurus, zona urbana de Palmeira. As atividades se estenderão até o mês de agosto