Geral

Reino Unido diz ser ‘muito provável’ que Rússia esteja por trás de envenenamento

12/03/2018

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, afirmou há pouco que o seu governo concluiu ser “muito provável” que a Rússia seja responsável pelo envenenamento do agente duplo russo a serviço da inteligência britânica Sergei Skripal e de sua filha Yulia. Em 4 de março, ambos foram encontrados inconscientes perto de um shopping na cidade de Salisbury, no Sudoeste da Inglaterra – dias depois, constatou-se que haviam sido intoxicados com um agente nervoso.

Em discurso a parlamentares da Câmara dos Comuns, a premiê britânica disse que a “tentativa de homicídio” dos Kripals foi “um ato irresponsável e desprezível” não apenas contra os dois russos mas, também, contra o Reino Unido.

May anunciou ainda que o embaixador russo no Reino Unido foi convocado para dar explicações sobre o envenenamento e terá até o fim do dia de amanhã, 13 de março, para entregar a resposta oficial do governo de seu país. Se as explicações não forem “críveis”, avisou a primeira-ministra, o governo britânico considerará que este é um caso de “uso ilegal de força” pelo Estado da Rússia.

Autor: Nicholas Shores
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.