Artigos

Proficiência acadêmica

03/03/2018
Proficiência acadêmica

De quando em vez, teço comentários a respeito de celebridades alagoanas que contribuíram para o engrandecimento das Alagoas de Lêdo Ivo/ Pontes de Miranda/ Graciliano Ramos/ Jorge de Lima/ Guedes de Miranda/ Paulo de Castro Silveira/ Aurélio  Buarque de Holanda/ Divaldo Suruagy/ Romeu de Avelar/ dom Adelmo Machado, então arcebispo de Maceió.

 Desta feita, trago à tona Doutor José Palmeira, diretor-geral da Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste ( Seune). Aliás, fora idealizador/ fundador da maior instituição de ensino superior   do estado como um todo. Antes, porém, notabilizou-se como advogado criminalista defendendo inúmeros constituintes quer na capital, quer no hinterland alagoano.  E, por isso, tornou-se causídico que ganhou fama  regional / nacional na defesa da liberdade e da Justiça.

Paralelamente, o filho ilustre da bucólica Anadia, escreveu vários livros enfocando a versatilidade literária. Consagrou-se como escritor, e, principalmente, como poeta a serviço da arte de fazer versos imorredouros. Dir-se-ia que foi laureado com diversos prêmios e, ao mesmo tempo, integra diversas Academias, Associação Alagoana de imprensa (AAI), com seu talento herdado de sua saudosa genitora que lhe dera  educação refinada.

Recentemente, lançou seu majestoso livro QUIMERAS onde me fiz presente à solenidade do Auditório da Seune. Trata-se, portanto, de poemas, crônicas & artigos inseridos nos diversos matutinos caetés.E, dessa forma, foi aplaudido pela crítica literária como obra que estava faltando nas bibliotecas alagoanas.

Dentre as poesias inseridas na sua novel obra, encontra-se Paixão por Maceió na qual exalta a capital que o recebeu de braços abertos feito o Cristo Redentor na Cidade Maravilhosa. Hoje, mergulhada na violência urbana fora cognominada Cidade Tristonha que retrata o poder do crime organizado superando o comando estatal desarticulado por diversos ex-governadores.

“ Maceió, eu amo você,/ Você é o meu querer,/ A minha eterna paixão./ Gosto de contemplar/ O verde azul o seu mar,/ Quando a tarde vai sumindo,/ Quando a noite vem caindo, / Unindo o céu e o mar./ No eterno balançar/ Das palhas dos seus coqueiros/ Vem a lua carinhosa/ Mansamente se abrigar./ Os amantes buscam o mar/ E fazem juras de amor./ Juras como essas eu as fiz outrora,/ Como fazem os amantes de agora”.

 Por outro lado, no poema Determinismo expõe seu feeling literário com a maestria que lhe é peculiar. “ Não te desesperes porque é em vão./ Não ter atormentes porque a vida é luta./ Não busques a glória na competição,/ Porque há nesta força oculta e injusta./ Contenta-se com o quotidiano mesquinho e vilão,/ E deixes que a vida siga o seu curso prescrito,/ Pois, há no curso desta um DETERMINISMO estrito,/ Que anula qualquer esforço e que abafa qualquer grito./

Quando te desesperares, contemples os campos floridos e / Os lírios em botão, e veja como é belo o oceano e que / Há, também, neste, revolta e agitação./ Os nossos destinos são sempre moldados e esculpidos em / Uma grande pedra de sabão e o escultor, muitas vezes,/ Quando os faz, os faz sem alma e sem coração”.

É doutor Sebastião Palmeira sua preclara pessoa de homem público probo, certamente, segue à risca  a retórica latina: SCRIPTOR FIT, POETA NASCITUR. O escritor se faz, o poeta nasce.Nesse sentido, nasceu vate a fim de exaltar sua terra-mãe e por que não dizer, as Alagoas como estrela radiosa.Organização: Francis Lawrence.