Geral

Prefeitura de Palmeira realiza I Fórum Pacto Pela Vida na Comunidade de Tabacaria

13/03/2018
Prefeitura de Palmeira realiza I Fórum Pacto Pela Vida na Comunidade de Tabacaria
SCFV é um serviço ofertado pela Proteção Social Básica, com o objetivo de ampliar o atendimento de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos

SCFV é um serviço ofertado pela Proteção Social Básica, com o objetivo de ampliar o atendimento de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio das secretarias municipais de Assistência Social, de Saúde e de Educação, realizaram várias ações incluídas na programação do Fórum Municipal Permanente Pacto Pela Vida na Primeira Infância e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que aconteceu hoje (13), no Povoado de Tabacaria, zona rural do município. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarhpi) também participou das atividades, com oferta de mudas de moringas para plantio e orientações quanto ao uso de fitoterápicos.

O SCFV é um serviço ofertado pela Proteção Social Básica, com o objetivo de ampliar o atendimento de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Já o Fórum é uma instância de caráter permanente e um espaço inédito de interlocução entre as secretarias municipais de Educação, Assistência Social, Saúde e entidades comprometidas com as causas da criança. No local foram ofertados 23 serviços como plantão de matrículas para o ano letivo, emissão de CPF para crianças da creche e pré-escola; testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, vacinas; busca ativa e abordagens de situações de trabalho infantil e atendimento sóciojurídico.

A articuladora do Selo Unicef em Palmeira e membro do Fórum Municipal Pacto Pela Vida na Primeira Infância Graça Sandes, disse que implementar as políticas públicas municipais é um dos maiores objetivos do Pacto. “Precisamos ter esse cuidado com a criança ainda na primeira infância. Essa é uma prioridade do Governo Júlio Cezar. Estamos muito felizes com a realização desse primeiro Fórum na Tabacaria, mas ainda temos muitos outros a serem feitos nas zona rural e urbana de Palmeira dos Índios”, garantiu Graça Sandes.

Eventos similares ocorrerão em todo o município palmeirense no sentido de orientar à população sobre os direitos das crianças e, principalmente, salvar vidas. “Não podemos perder crianças, não podemos deixar que elas morram desnutridas ou sem assistência médica. O nosso município está aqui para dizer que não podemos admitir isso. Cada um da nossa equipe vai orientar para que possamos garantir os diretos à vida, a partir de políticas públicas, por meio de uma rede de vigilância e de ações de saúde, assistência social e educação. Precisamos, também, que os moradores e as igrejas locais nos ajudem”, pediu o prefeito Júlio Cezar.

E completou. “Todos têm o papel de identificar os problemas e nos relatar, seja o que for que aconteça com crianças, gestante, adultos e idosos para que as nossas equipes possam se mobilizar. Por isso o nome é Pacto pela Vida e contamos com a ajuda da Tabacaria para nos ajudar a salvar vidas”, finalizou o prefeito.