Geral

Prefeitura de Palmeira assina contratos para a compra de produtos da agricultura familiar

20/03/2018
Prefeitura de Palmeira assina contratos para a compra de produtos da agricultura familiar

_DSC7226-1

Em um momento histórico para a agricultura familiar de Palmeira dos Índios, o prefeito Júlio Cezar assinou hoje (19), no Centro de Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar do município, os contratos com 49 agricultores inseridos no  Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que venderão para o município os produtos que serão introduzidos na alimentação escolar da rede municipal de ensino público. Esta foi a maior aquisição feita pela prefeitura de alimentos para a área da educação do município, com um montante de R$ 1.155.71, 50.

Segundo a secretária municipal de Educação Alcineide Nascimento, conquistar o recurso para fazer a compra dos alimentos dos agricultores locais foi um trabalho difícil de ser executado. “Não fácil quando abrimos o sistema da merenda escolar e não encontramos nenhum programa que contemplasse a nossa merenda escolar a partir dos nossos produtores locais. Este governo acredita no agricultor local e não precisamos mais comprar produtos fora”, disse Alcineide Nascimento, apoiada pela secretária municipal de Agricultura Manuella Barbosa que reforçou que o município terá o ano inteiro para investir na galinha caipira, na manga, na pinha e nos produtos locais. “Quem pensou que não conseguiríamos estava enganado. E esse é apenas o começo de tudo que ainda temos para realizar”, afirmou Manuella Barbosa.

O superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento em Alagoas (Conab/AL) Lourival Barbosa Magalhães, também participou da solenidade de assinatura dos contratos do município de Palmeira com os agricultores. “É uma honra estarmos aqui, participando deste momento, mas também ficamos tristes em ouvir que antes os produtos chegavam de fora quando aqui é e sempre foi uma terra fértil e rica em produtos. É uma honra estarmos aqui vendo esse trabalho sendo iniciado pelo Govern Júlio Cezar no PAA de Palmeira. Em alguns locais as pessoas passam fome e dormem com as panelas emborcadas. É preciso iniciar uma ação dessa, que valorize o homem do campo, e diminua a pobreza e miséria que vemos por aí. E em Palmeira essa iniciativa muito nos alegra, a partir do PAA e do Pnae”, destacou Lourival Magalhães.

O prefeito Júlio Cezar disso que hoje, além de um dia histórico, é também um dia simbólico e representativo. “Hoje é o dia de São José, quando a expectativa é de o ano ser farto na colheita. Deus reservará para 2018 um ano bom, pois começamos com políticas públicas que desafiou o município em dizer que se temos dinheiro para comprar a merenda escolar. Começamos o ano pensando como comprar mais desses homens e mulheres calejados de esperança na semente lançada ao chão, e de que Deus amanhã mandará um dia melhor do que hoje”, ressaltou o prefeito.

E continuou. “O dinheiro é suado, sofrido, mas honesto, que custeiam o estudo de seus filhos para que tenham uma vida melhor. É da roça que vem o sustento e mais de 50% desse recurso serão destinados à nossa agricultura e para melhorar a nossa merenda escolar. E essa a chance quem está dando é o governo que vocês elegeram, o governo que quer realmente ver a mudança no nosso município”, finalizou o prefeito, que ainda anunciou que o senador Benedito de Lira pleiteia a conquista de R$ 3 milhões para serem investidos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da agricultura familiar.