quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Notícias

In:

Pão de Açúcar comemora 164 anos de Emancipação Política neste sábado

Por Redação com G1 AL

flavio

O 3 de março é uma das datas mais importantes do calendário de eventos da cidade. Foi neste dia que em 1854, a vila de Pão de Açúcar, então pertencente à Comarca de Mata Grande conquistou sua Emancipação Política. Em 2018, o município comemora 164 anos de autonomia administrativa, de um povo batalhador e que luta pelo direito a conquistas e cada vez mais independência. Para o próximo sábado, 3, a prefeitura preparou uma solenidade com inaugurações, reformas, lançamento de projetos, atrações culturais e artísticas para homenagear a luta do povo da terra de Jaciobá.

Nesta data, a cidade ribeirinha se lembra com orgulho, principalmente, de seus filhos ilustres, a exemplo do historiador Moreno Brandão, do artista Joãozinho Lisboa e de seus antepassados, os índios Urumaris, que deram o primeiro nome da cidade: Jaciobá, que em guarani significa Espelho da Lua – recebendo a cidade o nome do reflexo na Lua sobre o Rio São Francisco.

A Prefeitura de Pão de Açúcar preparou uma programação especial para os moradores e visitantes da cidade festejarem os 164 anos do município, com inaugurações, reinaugurações, homenagens, atrações culturais com grupos folclóricos e bandas reconhecida nacionalmente.

Para o prefeito Flávio Almeida, o dia 3 de março, para além de saudosismo e homenagens, é uma data de reflexão, base para o resgate do verdadeiro potencial econômico de Pão de Açúcar, outrora, uma cidade referência para as demais no sertão alagoano. “São quase dois séculos de história, então o principal objetivo da nossa administração é resgatar esse poderio, essa importância que Pão de Açúcar tinha geoeconomicamente no sertão de Alagoas”, reafirmou o prefeito, que também pontuou as culturas do algodão, do arroz e da pesca como impulsionadores da economia do município 60 anos atrás.

“Nossa bandeira representa bem o que foi Pão de Açúcar, a economia da cidade sempre girou em torno da pecuária, da pesca, do turismo e essa cultura é o que pretendemos revitalizar. O tempo é curto, mas estamos no caminho certo e dando o pontapé inicial desse recomeço, dessa atitude que precisa ser tomada”, lembrou.

Sobre a programação dos eventos e as obrigações da prefeitura, o prefeito afirma que o dever está sendo cumprido. “Lembrar com responsabilidade esta data é mais do que um dever nosso. O sentimento nosso é de evolução e avançar cada vez mais a cada dia para apagar o passado obscuro que assolou nossa cidade. Graças a Deus nossa gestão tem buscado e alcançado enxergar algumas luzes para conduzir melhor e de forma mais responsável a cidade de Pão de Açúcar”, disse o prefeito.

Confira a programação:

Dia 02

9h – Entrega de sete casas, e assinatura da Ordem de Serviço da UBS no povoado Xexéu;

11h – Entrega da nova Emergência da Unidade Mista Dr. Djalma Gonçalves dos Anjos e inauguração da Central de Marcação de Consultas e Exames Adilson Menezes;

12h – Inauguração do Almoxarifado Central;

Dia 03

5h – Espocar de fogos e Alvorada (Banda Guarani e Bandas de Fanfarra);

7h – Missa Solene na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus;

8h – Hasteamento dos Pavilhões (Coreto da Matriz);

9h – Inauguração do Centro Educacional Especializado de Pão de Açúcar – Maria Lúcia Pastor (D. Malá);

10h – Reinauguração do Laboratório de Análises Clínicas – Maria Da Luz Pinto Rodrigues;

11h – Assinatura da Ordem de Serviço da 1ª Etapa da Construção da Orla Fluvial de Pão de Açúcar;

19h – Apresentações culturais;

Shows com as bandas:

Banda Amoda;

Pedrinho Pegação;

Banda See Way.

Compartilhe:
Tags: ,

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com