Geral

Paixão de Cristo emociona público em Palmeira dos Índios

30/03/2018
Paixão de Cristo emociona público em Palmeira dos Índios
Paixão de Cristo emociona público em Palmeira dos Índios

Paixão de Cristo emociona público em Palmeira dos Índios

O espetáculo “Jesus Rei dos Judeus. A Nossa Paixão”, em Palmeira dos Índios, iniciou ontem (29) a 16ª edição do evento religioso ao ar livre mais encenado em todo o mundo: a Paixão de Cristo. A peça conta a história da crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo e emocionou centenas de pessoas que foram ao alto da Serra do Goiti. O cenário natural, com pedras e árvores do local, além dos palcos elaborados pela produção da Cia. Mestres da Graça, e da imagem do Cristo Redentor, deram um toque de realidade à apresentação. O evento foi aberto às 20h pela Orquestra Sinfônica Graciliano Ramos, que nesta Sexta-feira Santa e amanhã (31) também abrilhantará o evento, no mesmo horário.

A peça com quatro palcos que representam os palácios do Rei Herodes e do governador Pilatos, templo dos sumos sacerdotes e a casa da Santa Ceia. 150 atores fazem parte do elenco, entre principais e figurantes, todos de Palmeira dos Índios. O ator Flávio Sollarys interpreta Jesus, Betânia da Paz faz a personagem de Maria, Jadson Ferreira vive Pilatos, Felipe Benjamin é o Herodes da peça, Carlos Júnior interpreta Judas e Mateus Monteiro e Ruan Volkman interpretam os diabos do espetáculo.

A Prefeitura de Palmeira dos Índios dá todo o suporte e apoio cultural ao espetáculo e montou um Plano de Segurança, formado pela Polícia Militar, Secretarias de Saúde, Cultura, Turismo e Urbanismo, Vigilância Sanitária, o Tiro de Guerra (TG), SMTT, Setor de Transportes, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Regional Santa Rita, Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para garantir a segurança, acesso e logística aos atores e a quem vai assistir às apresentações. No local foi montado uma praça de alimentação e também a comercialização de produtos de artesanato da região.

 Quem for à Serra de carro só poderá fazer isso até as 19h. Mas é importante lembrar que apenas os carros oficiais permanecerão no local evento, por conta do espaço reduzido, devido à revitalização. Após esse horário, somente os carros oficiais e dos atores da peça poderão subir a serra. “Os motoristas poderão levar as pessoas até a Serra, mas terão que descer e deixar o carro estacionado na parte baixa. O espaço está reduzido por conta da revitalização. Pedimos a compreensão de todos. Teremos vans para fazer o transporte das pessoas, como idosos, gestantes, crianças e portadores de deficiências, na subida e descida da serra”, disse o superintendente da SMTT Rollemberg Albuquerque.

O prefeito Júlio Cezar falou que apesar das obras de revitalização que acontecem no entorno da Serra do Goiti, o espetáculo não poderia deixar de ser realizado, pois já é uma tradição da cultura religiosa palmeirense. “Pedimos desculpas pelos transtornos, mas estamos trabalhando para que no próximo ano a estrutura seja muito melhor. Agradecemos, desde já, a quem está vindo assistir ao espetáculo, e convido a quem ainda não veio para que venham prestigiar pois a Companhia Mestres da Graça preparou tudo com muito carinho e está tudo muito bonito e emocionante. Agradeço, também, ao senador Benedito de Lira e ao deputado federal Artur Lira, por serem nossos parceiros, e principalmente ao Marx Beltrão, que tanto lutou comigo para que a gente pudesse reaver a verba que estava perdida, para iniciarmos a revitalização do entorno do Cristo Redentor. No próximo ano, o espetáculo será ainda melhor, quando tudo estiver pronto”, afirmou o prefeito Júlio.

Programação das igrejas

As igrejas católicas também prepararam uma programação especial, que começou desde o último domingo (25), no Domingo de Ramos, para lembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Confira abaixo o cronograma completo dos eventos religiosos:

Paróquia de São Cristóvão

30/03/2018 – Sexta-feira:
15h – Celebração da Paixão de Cristo. Após a celebração,
Procissão do Senhor morto.

31/03/2018 – Sábado Santo:
22h – Vigília pascal e em seguida procissão luminosa com
Cristo ressuscitado

01/04/2018 – Domingo de Páscoa:

7h e 19h – Missa de Páscoa