Geral

Operação “República” desarticula organização criminosa em Marechal Deodoro

20/03/2018
Operação “República” desarticula organização criminosa em Marechal Deodoro

maconha

Uma operação integrada da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), deflagrada na madrugada desta terça-feira (20) resultou na prisão de 13 pessoas, que integravam uma organização criminosa em  Marechal Deodoro e com ramificação no município de Boca de Mata.

A operação denominada “República” é uma alusão à cidade onde foram cumpridos os mandados de prisão expedidos pela 17º Vara Criminal da Capital. Os mandados tiveram como base as investigações feitas pelas equipes de inteligência da SSP e por policiais da DRN e da 17ª DP. Foram seis meses de investigações.

Junto com os presos foram apreendidos cerca de 5kg de maconha.

Participaram da operação equipes da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN), agentes da 17ª Delegacia de Polícia (DP), Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) e 5ª Cia/Independente de Marechal de Deodoro.

Os integrantes da organização criminosa possuem envolvimento com crimes de tráfico de drogas, homicídio, roubo, posse e porte ilegal de arma de fogo e tinham como líder o reeducando do Sistema Prisional do Estado Nildo Felix Honorato, conhecido como “veinho”, “tiririca” e “deputado”.

Além de Nildo Felix Honorato, também foram presos Taisa Maria da Silva Santos, de 31 anos, esposa e gerente financeira de Nildo; Jonathas da Conceição, conhecido como “Jhon” ou “Pedrinho”, de 22 anos, e Luana Rodrigues dos Santos, de 37 anos, ambos tinham a função de gerente do tráfico em Marechal.

Outros integrantes da orgabização presos nesta madrugada foram Janderson Ferreira dos Santos Silva, conhecido como “Dunga”, 22 anos, e Jadson Ferreira dos Santos Silva, conhecido como “JD”, 23 anos, ambos tinham a função de gerente de tráfico em Boca da Mata; Roberta Santos de Melo, conhecida como “BÁ”, 24 anos, fazia o transporte de drogas e a arrecadação de dinheiro; Douglas Alves Borges, 27 anos, era “guarda de drogas” e com ele foram apreendidos 5Kg de maconha.

Demais integrantes presos foram José Ronaldo da Silva Santos, 34 anos; Danilo Rodrigues dos Santos, conhecido como “Colombiano”, 19 anos; Djailton da Silva Domingos, conhecido como “Vapor”, 21 anos; Olival Rozendo da Silva Filho, conhecido como “Cinho”, 24 anos e Salomão Iran de Almeida Nascimento, 19 anos, estes últimos tinham a função de “avião”.

O delegado coordenador da DRN, Gustavo Henrique, comentou que a participação da mulher na se tornado cotidiana nas organizações criminosas. “Quando o líder do tráfico de determinada localidade é preso, a mulher assume a gerencia das atividades ilícitas fora do presídio”., disse.

O Delegado Rodrigo Colombelli, de Marechal Deodoro, falou sobre a importância da operação para o combate à criminalidade no município.

“Com a prisão dessas pessoas  que comandavam a maior parte do tráfico na cidade, certamente os índices de crimes, especialmente os violentos, vão diminuir ainda mais”, frisou Colombelli.