Variedades

O universo de uma pajé pelo olhar de Tizuka Yamasaki

08/03/2018
O universo de uma pajé pelo olhar de Tizuka Yamasaki

Encantados
Brasil, 2017. Dir. de Tizuka Yamasaki, com Carolina Oliveira, Thiago Martins, Letícia Sabatella

A atriz Carolina Oliveira despontou ainda criança, aos 11 anos, na minissérie da Globo, Hoje É Dia de Maria, de Luiz Fernando Carvalho. O talento daquela garota em sua estreia na televisão chamou a atenção da diretora Tizuka Yamasaki, que, pouco tempo depois, a transformou na protagonista de seu filme Encantados.

Carolina é uma força na telona no papel da jovem pajé Zeneida Lima – inspirada numa personagem real que vive no Pará – dosando a inocência da menina que está entrando na fase da adolescência e a intensidade de quem deixou de ser criança e tem de enfrentar seu destino. Encantados, no final das contas, é feito de personagens femininas fortes: além de Zeneida, há ainda sua mãe, Zezé (Letícia Sabatella), e Cotinha (Dira Paes), que trabalha na casa da família, peças fundamentais nesse momento decisivo na vida da garota.

Com belas cenas da natureza paraense, a história do amor proibido entre Zeneida e Antônio (Thiago Martins), um ser da natureza, dá um tempero na história contada por Tizuka, talvez para tornar mais palatável ao grande público a trajetória da pajé.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Autor: Adriana Del Ré
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.