Geral

Imprensa Oficial Graciliano Ramos divulga nomes dos vencedores do Edital Para Publicação de Obras Literárias 2018

07/03/2018
Imprensa Oficial Graciliano Ramos divulga nomes dos vencedores do Edital Para Publicação de Obras Literárias 2018

O suspense chegou ao fim. Após três meses de trabalho de avaliação, envolvendo uma equipe de pareceristas escolhida e gerida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), a Imprensa Oficial Graciliano Ramos anuncia o nome dos escritores vencedores do Edital Para Publicação de Obras Literárias 2018 – um dos mais concorridos de Alagoas. Nesta edição o certame registrou número recorde de participantes, com 143 inscritos, contra um total de 101 candidatos da edição de 2017.

O resultado do edital deste ano reservou uma grata surpresa: apesar de o número de mulheres ter representado pouco menos de 30% do contingente de participantes, com 40 candidaturas, houve um índice de aprovação feminina histórico na trajetória do edital, criado em 2012. Seis autoras tiveram seus livros escolhidos entre os melhores desta edição.

“Embora não tenhamos ingerência sobre o resultado, confesso que a aprovação deste número significativo de escritoras pelo edital me deixou feliz. Pois, ao longo dos cinco anos de existência deste edital, por ele, só havíamos publicado até hoje sete livros escritos por mulheres em um conjunto formado por 60 obras”, afirma Patrycia Monteiro, coordenadora editorial da Imprensa Oficial Graciliano Ramos. De acordo com ela, a editora vem acompanhando o debate sobre questões de gênero na literatura alagoana e brasileira, refletindo sobre que tipo de ações podem ser desenvolvidas para ampliar a presença feminina na literatura.

Como nas edições anteriores, a vertente literária que concentrou o maior número de inscrições foi a poesia, com 76 obras concorrentes. Não aleatoriamente, a maioria dos livros aprovados para publicação foi deste gênero, com sete entre as 11 obras selecionadas.

Outro dado relevante sobre o resultado do edital é que entre os autores vencedores, apenas quatro já fazem parte do elenco de escritores da Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Todos os outros são novatos na casa. “Vejo com bons olhos esse resultado porque percebemos que, cada vez mais, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos vem dando a oportunidade para novas caras, diversificando o cenário da produção literária de Alagoas, cumprindo assim sua missão editorial e cultural no estado”, afirma Dagoberto Omena, o diretor presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

O executivo reforça que o processo seletivo de obras e autores da editora tem primado pela isenção e impessoalidade nos processos seletivos – o que contribui para consolidar a credibilidade dos editais realizados pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos. “Vencem as melhores obras, segundo a opinião dos pareceristas. Em nenhum momento os especialistas sabem quem são os autores dos livros que eles analisaram. Isso permite que os autores consagrados disputem em pé de igualdade com os autores estreantes, ou menos conhecidos do grande público”, diz.

Os autores aprovados no edital que já têm livros publicados pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos são: Amanda Prado, autora do livro A Ilha de Laura, da coleção infantil Coco de Roda; o cantor e compositor Wado (Oswaldo Schlickmann Filho) que em breve lançará pela editora o livro Água do Mar nos Olhos, selecionado no edital do ano passado; Sara Albuquerque, autora de O Segredo do Rio Mundaú, Ei, Você Viu Luizinho? e O Embrulho Misterioso de Nina (todos da coleção Coco de Roda); e Sidney Wanderley, autor de A Feira e A Cidade.

Para assegurar a lisura do edital, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos, mais uma vez, firmou uma parceria com a Fapeal que ficou responsável pela seleção dos especialistas que avaliaram a qualidade literária das obras inscritas.  Nesta edição, a equipe foi formada por oito mestres (as) e doutores (as) das áreas de Letras e Linguística: Ana Cecília Acioli Lima, Ana Claudia Aymoré, Ildney de Fátima Souza Cavalcanti, José Niraldo de Farias, Luiz Manoel Castro Cunha, Maria Gabriela Cardoso Fernandes da Costa, Marta Emília de Souza e Silva e Tazio Zambi de Albuquerque.

Cada especialista recebeu as obras inscritas sem qualquer informação sobre a autoria dos textos, para evitar que a identidade do escritor influenciasse na avaliação dos trabalhos analisados.

Segundo a Imprensa Oficial Graciliano Ramos, a previsão é que os livros selecionados sejam publicados no segundo semestre de 2018. Os vencedores do edital assinarão um contrato de cessão de direitos autorais que prevê a entrega de uma cota autoral de 10% dos livros impressos. A tiragem inicial dos livros é de 500 exemplares.

Resultado do Edital Para Publicação de Obras Literárias 2018

 

Autores Obras Gênero
 

Alcides Brasil Martins

 

A Importância de se Chamar Kurt Russell

 

 

Contos

 

Amanda Prado

 

 

Pedra Perdendo Seiva

 

Poesia

 

Ana Iris Silva dos Santos

 

 

Cavia Porcellus

 

Poesia

 

Felipe Benício de Lima

 

 

Do Caos &

 

Poesia

 

João Victor Gomes Gama

 

 

A Fábrica de Bonecos de Olinda e Outras Histórias

 

 

Contos

 

Karen Daniele de Araújo Pimentel

 

 

Solidões

 

Poesia

 

Maria de Fátima Costa e Silva

 

 

Valsa Triste

 

Poesia

 

Natasha Fernanda dos Santos Silva Zanetti

 

 

Veludo Violento

 

Poesia

 

Oswaldo Schlickmann Filho

 

Caderno de Anotações

 

 

Prosa

 

Sara Regina Albuquerque França

 

 

Giz Morrendo

 

Poesia

 

Sidney Wanderley Lopes de Lima

 

 

Notas Sobre Leitura

 

Prosa