quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Notícias

In:

Hospital Regional alerta sobre casos de sífilis congênita em bebês

Por Redação com Live Comunicação
Atendimento a bebê no HR
“A melhor prevenção sempre será um pré-natal bem feito e os cuidados antecipados, evitando doenças sexualmente transmissíveis”. O alerta do Diretor Médico do Hospital Regional de Arapiraca, Ulisses Pereira, foi dado após a divulgação do aumento de casos de sífilis congênita (que passa de mãe para filho) em bebês nascidos na maternidade, durante o mês de fevereiro.
Os números apontados pelo Núcleo de Epidemiologia do HR  revelam cinco casos, um aumento que preocupa os profissionais que trabalham na maternidade. “Comparado aos meses anteriores, dezembro e janeiro, quando foram identificados dois e um casos, respectivamente, ficamos preocupados”, comentou a responsável pelo setor, Nelva Rubia.
Para a enfermeira do setor de classificação do Hospital Regional, Bárbara Moreira, o alerta precisa ser dado, sobretudo as gestantes sobre a importância de um pré-natal bem feito.
“Quando um bebê nasce com sífilis o cuidado é intenso: tanto ele, quanto a mãe recebem os atendimentos. Mas evitar sempre será melhor do que ter que recorrer a medicamentos”, comentou a profissional, lembrando que todo o Pré-Natal é realizado pela mãe na Unidade de Saúde de da região onde ela mora.
No Hospital Regional, todas as mães são submetidas ao exames VDRL, que detecta a presença da bactéria responsável pela sífilis. Caso o bebê seja contaminado, ele recebe, ainda na Maternidade, o tratamento adequado e necessário.
Com a alta, o acompanhamento passa a  ser realizado na unidade referência para atendimentos à mulher e seus bebês em seu município. Em Arapiraca, essa etapa acontece no Espaço Nascer.
Compartilhe:
Tags: ,

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com