Geral

Hospital Helvio Auto revisa catálogo de produtos para compra

22/03/2018
Hospital Helvio Auto revisa catálogo de produtos para compra
Crédito da foto: Ana Paula Tenório - Ascom HEHA

Crédito da foto: Ana Paula Tenório – Ascom HEHA

Os setores de Gestão de Riscos e Controle de Custos do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) estão revisando todo o catálogo de produtos para aquisição, incluindo as descrições dos itens solicitados e as quantidades para o ano de 2018. O trabalho foi solicitado pela Pró-Reitoria de Gestão Administrativa da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), e tem como propósito adequar as quantidades solicitadas, atualizando as descrições de produtos com foco na economia e numa gestão de custos e estoques mais eficiente.

O catálogo de produtos é um documento da Uncisal, onde consta um termo descritivo de tudo que se dispõe para compra, seja por meio de registro de preço ou licitação, para abastecimento de todas as unidades da universidade. Toda solicitação de compra, independente da classe do produto, tem que constar no catálogo.

Na Uncisal, o catálogo que estava sendo utilizado foi elaborado na antiga gestão, o que ocasionou a necessidade de revisão do termo, para melhor adequação das necessidades atuais do Hospital Escola Dr. Helvio Auto. Com a mudança de alguns procedimentos, nova aparelhagem e absorção de alguns serviços, também houve a necessidade de mudança de itens e quantidades de insumos.

“Quando necessitamos de algo que não consta no catálogo, nós temos que abrir um processo de solicitação para inclusão, onde se deve descrever de uma forma clara e objetiva o produto que precisamos, tendo o cuidado de não colocar o nome do fabricante e nem direcionar o produto para uma determinada marca. É basicamente a descrição completa do produto de que se precisa”, explicou a enfermeira Adriana Cavalcante, coordenadora do Setor de Gestão de Riscos do HEHA.

A finalidade de toda revisão que está sendo feita é evitar o desperdício, estimular a economia e trabalhar com uma base de cálculo coerente, baseado em evidências para uma solicitação correta de demanda e sua utilização, respeitando uma margem de segurança de 20% de excedente como estimativa, para se evitar desabastecimento.

“Este estudo das planilhas do catálogo é importante para termos um controle de pedidos e estoques mais adequados à necessidade de todas as áreas do hospital, evitando acúmulo de alguns produtos e falta de outros. Toda solicitação feita está sendo baseada em evidências por meio de documentos e por necessidade expressa”, esclareceu Bruna Barros, Coordenadora do Setor de Controle de Custos do Helvio Auto

Ao final da revisão, que deve ser também executada pelas outras unidades da Uncisal, a reitoria irá avaliar o trabalho para viabilizar adequações no catálogo, principalmente para produtos que são de uso comum das unidades assistenciais da Universidade.