Artigos

Economia (Micro & Macro)

10/03/2018
Economia (Micro & Macro)

A Editora Atlas, vez por outra, faz chegar às minhas mãos livros que abrilhantam minha modesta biblioteca e, ao mesmo tempo, enriquece meu cabedal técnico  na ciência severa da escassez que abracei por vocação e idealismo. E, sendo assim, teço comentários sobre a obra que fora bem-vinda à minha singular pessoa.

 No bojo desse compêndio, encontram-se Teoria/ Exercícios resolvidos com as respectivas respostas. Vasto glossário, bem como 260 conceitos econômicos das principais terminologias das Ciências Econômicas. Prende-se, portanto, à atenção dos estudantes do curso na Universidade Federal de Alagoas./ Seune. Àqueles que desejarem um ensino-aprendizagem de excelente qualidade.

No Sumário, vê-se o conteúdo programático que merece destacar os principais tópicos, a saber: ( Primeira Parte): Introdução à Economia, ( Parte II): Microeconomia: demanda/ oferta e Equilíbrio de Mercado.Elasticidade, Aplicações: incidência de Imposto sobre vendas e fixação de preços mínimos.Produção: conceitos básicos, a escolha do processo de produção, a função de produção, conceitos de produto total, produtividade média e produtividade marginal.Custos de produção, relações gráficas entre o custo marginal e os custos médios total e variável.

A bem da verdade, o professor Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos é lente  da FEA/ USP e, por isso, apresenta uma obra de grande envergadura acadêmica. Deslancha competência em Micro/Macro como poucos mestres na Economia nacional. Na ( Parte III): ensina como muita propriedade a Contabilidade Social, Determinação do nível de renda e produtos nacionais: o mercado de bens e serviços, modelo keynesiano, hipóteses sobre o comportamento das variáveis  consumo ( C), poupança ( S), investimento ( I), Impostos ( T), gastos do governo ( G) exportação (X) e importações (M).

Por fim , tem-se o lado monetário da economia, interligação entre o lado real e o lado monetário – análise IS/LM.Inflação, setor externo, políticas fiscal/ monetária/ Rendas/Cambial/comercial. Com detalhamento dos assuntos explícitos na obra.

“ Este livro privilegia o aprendizado ativo do aluno, com um texto compacto e, ao mesmo tempo, abrangente. Todos os capítulos contêm questões de revisão e perguntas com alternativas para serem escolhidas, retiradas de alguns dos principais concursos públicos, como Receita Federal,, Tesouro Nacional e Banco Central. O gabarito das perguntas propostas encontram-se no final do livro”.

Recomendo, sim, ao alunado do curso de Economia da Ufal/ Seune a adquirir um livro completo e, sobretudo, recheado de teorias econômicas modernas inseridas nas principais escolas econômicas, a saber: a keynesiana (clássicia), neokeynesiana, marxista.Acrescente-se  a tudo isso, uma abordagem profunda sobre Microeconomia/ Macroeconomia.

 Tem aplicabilidade para a disciplina Teoria Econômica/ Introdução à Economia nos cursos de Administração/ Ciências Contábeis ( Seune) e Economia ( graduação) na Ufal. Os professores dessas instituições são os principais conhecedores de obra de grande peso na formação de novas e futuras gerações de profissionais.Organização: Francis Lawrence.