Geral

Com apoio da Seprev, eletricista vence as drogas, faz curso e abre o próprio negócio

29/03/2018
Com apoio da Seprev, eletricista vence as drogas, faz curso e abre o próprio negócio

4cd608184f37ac3a42f55f0d2fdc1d16_L

A vida de Pedro Victor de Lima, de 30 anos, começou a desandar muito cedo, aos 14 anos, quando começou a usar drogas ilícitas. Iniciou pela maconha em roda de amigos e, tempos depois, se viu atormentado por uma das drogas mais devastadoras que existe, o crack.

Foram sete anos de dependência do entorpecente que o levou ao fundo do poço. “Deixei de trabalhar, de cumprir com minhas obrigações com minha família, fui desprezado por todos. Foi uma época muito difícil”, relembra.

A complicada vida de dependente químico começou a mudar quando Pedro Victor conheceu os Anjos da Paz, programa da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), que resgata pessoas do submundo das droga.

Foi durante uma ação de rotina de busca ativa por dependentes químicos nas ruas, que se deu o primeiro contato com os psicólogos e assistentes sociais do programa. Pedro acabou sendo acolhido em uma das comunidades credenciadas pelo Governo do Estado e, com muito esforço, conseguiu se livrar da dependência.

Pedro Victor se dedicou a curso oferecido pela Seprev e abriu o próprio negócio. (Foto: Ascom Seprev)

Mas, foi por meio do programa Agentes da Paz, também da Seprev, que o ex-acolhido passou trilhar um novo rumo em sua vida. Ao ser convocado pelas equipes para participar do curso de eletricista, acabou vislumbrando sua reinserção no mercado de trabalho.

Após o curso, Pedro recebeu acompanhamento dos Agentes da Paz, tirou todos os seus documentos por meio do mais novo programa da Seprev, o Cidadão Legal, e resolveu abrir seu próprio negócio de conserto de eletrodoméstico.

“O conhecimento abre nossa cabeça. Quando temos objetivos, fazemos com que nossa vida mude. Tive que esquecer os problemas e procurar o estudo, que é a melhor forma de vencer na vida. Fiz um curso de eletricista, gostei e minha mente se expandiu. Hoje estou aqui com meu negócio”, comemorar.