Geral

Apoio à Arthur Lira e lançamento de filho a ALE isolam Teófilo na eleição 2018

05/03/2018
Apoio à Arthur Lira e lançamento de filho a ALE isolam Teófilo na eleição 2018
Teófilo apoiará Arthur Lira

Teófilo apoiará Arthur Lira

A decisão do prefeito Rogério Teófilo (PSDB) em lançar o filho, Moacir Neto na disputa por uma das 27 vagas na Assembleia Legislativa Estadual (ALE) nas eleições deste ano e firmar apoio a reeleição do deputado federal Arthur Lira (PP) foi a “gota d’água” para a implosão do grupo político que venceu a disputa pela Prefeitura de Arapiraca em 2016.

A Região Agreste/Sertão está sem deputado federal desde 2011, quando Célia Rocha (PTC) decidiu renunciar na Câmara dos Deputados para disputar o comando do município, na época foi muito criticada pelo então aliado, Teófilo, que a chamou de ingrata, por ter abandonado o cargo de deputada federal para concorrer à prefeitura em 2012.

Agora Teófilo é quem está sendo chamado de grande traidor e ingrato ao declarar apoio a reeleição de Arthur Lira um político que não tem identidade nenhuma com a cidade, e que semanas atrás teria postado um vídeo tecendo duras críticas ao ex-governador Teotônio Vilela Filho.

A decisão de Teófilo teve outros desdobramentos negativos, insatisfeitos com a postura do gestor o ex-deputado Dudu Albuquerque, que lançou a pré-candidatura do filho, o empresário Breno Albuquerque (PRTB) na disputa por uma das vagas da Assembleia Legislativa. Na campanha de 2016, Dudu teve papel importante e decisivo além de convencer toda a sua família a subir no palanque e votar em Rogério, que até as vésperas do pleito figurava em terceiro lugar nas pesquisas de opinião pública

Além de Dudu Albuquerque quem anda pra lá de insatisfeito com o prefeito arapiraquense é o deputado Estadual Severino Pessoa, que é pré-candidato a uma das nove vagas da Câmara dos deputados e, simultaneamente, apoiar a candidatura da esposa, Fabiana Pessoa, a Casa de Tavares Bastos. A vice-prefeita foi importante na vitória de Teófilo indicada pelo esposo Severino Pessoa. A declaração de apoio a um candidato de forasteiro (Arthur Lira) não revoltou apenas Severino Pessoa, mas toda a classe política arapiraquense, segundo analistas políticos.

A postura traidora de Rogério também desgasta a relação no ninho tucano, o deputado estadual Rodrigo Cunha já não é mais visto circulando pelos corredores do Centro Administrativo, muito menos participando das reuniões mediadas pelo gestor.

Se não bastasse virar as costas para antigos e fiéis aliados, Rogério estranhamente está dando as mãos para quem um dia lhe virou as costas. Pra quem não sabe ou não se lembra, Arthur Lira foi um dos responsáveis pela exoneração de Teófilo da Secretaria de Estado da Educação. Meses depois, Teotônio Vilela nomeou Rogério Teófilo para a Secretaria de Estado da Articulação Política, uma pasta sem estrutura e sem visibilidade no Governo.

Teófilo, em 2014 deixou precocemente a pasta de Articulação Política, se lançando, candidato a Deputado federal com o discurso de que o Agreste e o Sertão não poderiam deixar de ter um representante na câmara federal, na ocasião obteve 47 mil votos ficando na primeira suplência do deputado federal Pedro Vilela(PSDB)