Geral

Aos 103 anos, mulher faz a sua primeira cirurgia no Hospital Regional

23/03/2018
Aos 103 anos, mulher faz a sua primeira cirurgia no Hospital Regional

IMG_0769

As mãos delicadas que acariciam o jogo de lençóis do leito hospitalar  quase não revelam, mas, Amair Maria Severiano tem mesmo 103 anos de vida. Nascida em 12 de outubro de 1914, em Traipu, ela se submeteu, esta semana, ao primeiro procedimento cirúrgico de sua longeva e saudável vida, muita dela credenciada ao leite de cabra que não dispensa.

Operada para retirada de um abscesso na orelha,  vindo de uma complicação de uma otite bilateral, doença que a acompanha há mais de 80 anos, Amair estava sofrendo de muitas dores e corria  risco de morte.

“Ela desenvolveu uma complicação grave da doença denominada mastoidite coalescente com processo inflamatório e infeccioso extenso na orelha direita. A cirurgia era nossa única opção”, explicou o otorrinolaringologista Fabiano Evangelista.

A intervenção cirúrgica comandada por Fabiano Evangelista, durou cerca de duas horas e contou, ainda, com apoio do especialista André Valente e do anestesista Igor Pirauá, além de outros  profissionais da equipe. “Estávamos todos muito engajados em que tudo desse certo. E agora felizes com a recuperação da paciente, que merece continuar sua vida bem, ao lado da família”, comentou Fabiano Evangelista.

“O risco era natural, sobretudo pela idade. Mas estávamos muito focados que tudo iria dar certo”, disse o médico, que estuda levar o caso para o Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia. “Pela idade avançada da paciente e sobretudo, por sua boa recuperação, achamos que vale a pena para estimular outros colegas”, completou.

Amair, viúva e aposentada, recebeu todos os cuidados da equipe do Hospital Regional. “O trabalho sério e responsável da equipe foi fundamental para o êxito desse procedimento,
que até agora parece inédito numa paciente nesta idade no Brasil”, afirmou o profissional.

Com alta hospitalar, prevista para o início deste final de semana, a família pretende voltar para a pacata Traipu, onde Amair mora com uma de suas netas. “Quando o médico falou que precisava operar ficamos preocupadas, mas graças a Deus deu tudo certo”, comentou a neta Francisca.
“Casos assim nos estimulam e reforçam a certeza de que o Hospital Regional tem uma equipe realmente muito boa, que busca fazer o melhor para a população da nossa região”, comentou Ulisses Pereira, Diretor Médico do HR.

IMG_0769 IMG_0766