Artigos

Tem carnaval em Maceió

12/02/2018
Tem carnaval em Maceió

Estávamos perdendo nossas tradições carnavalescas devido a vários fatores. O Poder Público simplesmente acabou o carnaval na cidade de um modo inconsequente e o povo aceitou como se fosse um fato consumado.  Há algum tempo um grupo de amigos se juntou para pensar no carnaval, nada de concreto se realizou. Há três anos fundamos o Bloco da Nêga Fulô que desfila todo domingo de carnaval saindo dos 7 Coqueiros às 15 horas, mostrando que o povo de Maceió ama o carnaval. O Bloco é um sucesso, aberto ao público.

 Nos anos 70/80 o carnaval de Maceió começava 15 dias antes com a Maratona Carnavalesca na Rua do Comércio, uma orquestra de frevo em cada esquina e o corso rolando. No domingo antes do carnaval na Avenida da Paz, o povo se esbaldava com o Banho de Mar à Fantasia. Os blocos levantavam multidão.

Nos Clubes em um dos primeiros sábados de Janeiro acontecia o Baile de Máscaras com concurso de fantasia individual e de grupo. Depois eram os bailes pré-carnavalescos “Preto e Branco”, Baile do Hawai”, “Baile Tricolor” até chegar o carnaval.

Durante o carnaval muitos bailes, os melhores eram as animadíssimas matinais da Fênix iniciando às 11 horas da manhã até ás 17 horas. Só dava tempo de os empregados limparem o salão para os bailes noturnos. Sempre com boas orquestras, os bailes noturnos só acabavam quando o dia raiava e a banda tocando frevo na praia seguido de um convidativo banho de mar.

Nunca me conformei em ter acabado o carnaval de rua numa cidade tão linda como a nossa.  Além do mais, Carnaval é um grande negócio, é a chamada economia criativa onde ganha todo mundo, o ambulante, o músico, os hotéis, as costureiras, as fábricas de camisa, taxista e outros pequenos comerciantes. Maceió está perdendo dinheiro e muito dinheiro em não ter carnaval. Durante o carnaval viajam 200 mil maceioenses em busca de folia, se cada um gastar R$ 300,00, são R$ 60 milhões que deixam de circular em Maceió no carnaval.

Eu vejo com muita alegria o esforço da Prefeitura Municipal para realizar um carnaval nesse 2018. Parece que finalmente depois da luta da sociedade organizada pedindo a volta do carnaval as coisas mudaram e teremos um bom carnaval.

      Arquibancadas serão armadas na Ponta Verde para o povo assistir aos desfiles de Escolas de Sambas e Blocos pela tarde e pela noite. Além disso, alguns blocos vão desfilar nos seus bairros.  Em 2018 os maceioenses não precisarão viajar, é só escolher um bloco e cair na folia, todos eles serão abertos ao público. E viva o Carnaval. Abaixo uma programação resumida do Corredor da Alegria entre os Sete Coqueiros e o Alagoinha, esse espaço será fechado de sábado a terça-feira, onde os blocos e escolas vão desfilar com suas fantasias e muita animação. Todo cidadão tem direito à alegria fugaz que se chama carnaval.

Segunda-feira dia 12 de Fevereiro.

14:00 – Concentração animada pelo SAMBA KUATRO para os BLOCO DO SIRI MOLE – Local: 7 Coqueiros

16:00 – Início do desfile dos BLOCO DO SIRI MOLE, animado pela Orquestra ESTAÇÃO DO FREVO.

20:00 – Desfile de Bois

Terça-Feira 13 de Fevereiro

15:00 – Desfile do BLOCO DOS BONECOS saindo do campo do CRB, desfilando pela Pajuçara até a Ponta Verde.

20:00 – Apresentação de Blocos Afros.