Geral

Teatro de Arena recebe a 2ª Oficina de Iluminação Cênica com Edner Careca

12/02/2018
Teatro de Arena recebe a 2ª Oficina de Iluminação Cênica com Edner Careca
Edner Careca

Edner Careca

O Teatro de Arena Sérgio Cardoso, anexo ao Deodoro, vai receber a 2ª Oficina de Iluminação Cênica com Edner Careca entre os dias 5 e 9 de março, das 19h às 22h. As inscrições vão de 15 de fevereiro a 2 de março e devem ser feitas no Complexo Cultural Teatro Deodoro, de segunda a sexta, em horário comercial. O valor é de R$ 200,00, só que as 10 primeiras pessoas inscritas têm desconto de 50%.

Depois do sucesso da primeira edição, que teve número de participantes acima do esperado, a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) mantém a parceria com o técnico em iluminação Edner Careca para a realização de mais uma Oficina de Iluminação Cênica. Os participantes vão poder aprender sobre a arte de iluminar espetáculos sejam teatrais, musicais, de dança e circenses. Um ofício que fica por trás dos palcos, mas que possui grande importância no resultado final.

O conteúdo passado na oficina vai desde a história da iluminação até as ferramentas atuais. A maior parte das aulas será prática. Os participantes recebem apostila e, no final da oficina, certificado. Quem tiver alguma dúvida pode entrar em contato pelo 3315-5660 ou 98706-0991 (whatsapp).

Sobre Edner Careca:

O nome dele é Edner Pimentel, mas, no meio artístico, é conhecido como Careca. Ele começou como assistente de cenotécnica do Teatro Deodoro em 1984, 34 anos atrás. O aprendizado veio da prática e do convívio com o cenotécnico titular Ronaldo Vieira (ainda em exercício), o eletricista Pedro Eufrázio e o saudoso maquinista José Cabral. A partir daí, ele foi se especializando em iluminação cênica. Sete anos depois, passou a atuar definitivamente como iluminador na equipe técnica do palco oficial do estado.

Ao longo da carreira, Careca já participou de milhares de espetáculos. Entre os momentos marcantes, ele destaca encontros com equipes de grandes nomes do cenário nacional como, nas artes cênicas Fernanda Montenegro, Eva Wilma, Paulo José, Antônio Fagundes, Paulo Autran, Clarice Neskier, Armazém Cia de Teatro; na dança Denise Stoklos, Débora Colcker, Cisne Negro, Ballet Guaíra; no humor Dercy Gonçalves, Chico Anísio, Juca Chaves, Tom Cavalcante; na música Geraldo Azevedo, Xangai, Arnaldo Antunes, Vanessa da Matta, Chico César, entre muitos outros.

Careca é uma referência quando o assunto é iluminação cênica em Alagoas e tem sido o nome mais procurado no cenário local para elaboração de planos de iluminação. Citamos como exemplos mais recentes, no ano passado, show Entre o Copo a Vitrola e a Fumaça, de Wilma Miranda e Leureny Barbosa; espetáculo Volta à Seca com Chico de Assis; Catálogo 2017 da Rede Sociocriativa do Coco de Roda; IV Festival Alagoano de Música Erudita, Falame; apresentação da Orquestra Filarmônica de Alagoas e Duofel, em The Beatles, o Concerto e o lançamento do CD Meu Pife, Meu Amigo, de Chau do Pife, ambos no aniversário de 107 anos do Teatro Deodoro, além de espetáculos da 18ª edição do projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato como O Conto dos Contos: Casa de Maria, de Noemi Loureiro e Com Buarque com Afeto, de Wilma Araújo, que também foi apresentado no projeto Janeiro de Grandes Espetáculos, em Santa Isabel, no Recife. Experiências que serão compartilhadas na oficina, além de muitas outras.

Serviço:

2ª Oficina de Iluminação Cênica com Edner Careca

Inscrições: De 15/02 a 02/03, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, de segunda a sexta, em horário comercial.

Valor: R$ 200,00 (As 10 primeiras pessoas inscritas têm desconto de 50%).

Oficina: 05 a 09/03, das 19h às 22h, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso.

Mais informações: 3315-5660 e 98706-0991 (whatsapp).