Geral

Sede do Ifal Arapiraca deve ser inaugurada no mês de maio

17/02/2018
Sede do Ifal Arapiraca deve ser inaugurada no mês de maio
Reitor da instituição, Sérgio Teixeira, afirmou que a expectativa é fazer a inauguração no mês de maio.

Reitor da instituição, Sérgio Teixeira, afirmou que a expectativa é fazer a inauguração no mês de maio.

Contagem regressiva para o fim das obras e a inauguração da sede do Instituto Federal de Alagoas, campus Arapiraca. Nesta sexta-feira, 16, em visita à sede do campus, o reitor da instituição, Sérgio Teixeira, afirmou que a expectativa é fazer a inauguração no mês de maio.

“A gente está fazendo uma correção na história, Arapiraca merecia um Instituto Federal antes mesmo da expansão da rede federal. Uma obra que era para ter sido a primeira a ser inaugurada”, contou Sérgio Teixeira. O gestor aproveitou para agradecer o empenho de servidores e alunos que ainda estão em uma sede provisória. “Vindo para esta sede, teremos a possibilidade de fazer ampliações, com planejamento para ofertar novos cursos”, completou.

A visita também foi feita pelo vice-governador de Alagoas e secretário de Educação do Estado, Luciano Barbosa. O vice-governador era prefeito de Arapiraca na época em que surgiu o programa de interiorização do Ifal. “Desde o início fiquei entusiasmado com a obra, imaginando todas as possibilidades que ela vai dar para a nossa juventude. Os jovens vão ter aqui condições de garantir um futuro melhor”, ressaltou Luciano Barbosa. O vice-governador esteve na obra acompanhado do segundo suplente do senador Renan Calheiros, José Macedo.

A sede do campus Arapiraca começou a ser construída em 2009, mas desde então já foram feitas quatro licitações e essa é a segunda obra. Isso porque foram rescindidos contratos com construtoras devido ao não cumprimento de prazos e outras dificuldades na execução dos contratos.

O campus está construído às margens da rodovia AL-110, no sentido de Taquarana. A área total do terreno é de quase 60 mil m² e a área construída é de 5.577,39m². O prédio conta com 12 salas de aula, laboratórios, quadra de esportes, auditório, biblioteca, refeitório, áreas de lazer e espaços destinados à convivência.

De acordo com o contrato de licitação, depois que a construtora responsável entregar a obra, a Comissão de Recebimento faz uma vistoria e elabora um relatório. Então, a empresa tem até 90 dias para regularizar o que não estiver de acordo com o projeto.

Para o diretor do campus Arapiraca, Fábio Ribeiro, o momento é de comemoração. “A alegria aumenta com a oportunidade de oferecer aos alunos e servidores um ambiente com condições mais adequadas para desenvolver as atividades. E, assim, garantir a qualidade que o campus já oferece, como os bons resultados do Enem, que coloca o Ifal Arapiraca entre as melhores escolas do país”, afirmou o diretor.

Também participaram da visita o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Ifal, Carlos Guedes, o diretor de Infraestrutura e Expansão, Shyrdnez Farias, o chefe do Departamento de Comunicação e Eventos, Zoroastro de Araújo Neto, o chefe do Departamento de Administração do Ifal Arapiraca, Adílson Correia, e o pedagogo do campus, Enildo Freire.