Artigos

Santuários católicos

17/02/2018
Santuários católicos

Visitar lugares miraculosos data do século IV, isto é, costume dos primórdios cristãos que viajavam a fim de pagar algumas promessas e/ou agradecer graças recebidas de Santos de devoção espiritual.

Por conta disso, os peregrinos escolhem os Santuários Católicos espalhados nos países que a Mãe de Deus apareceu a fim de divulgar o Terço que Ela pedia que rezassem no sentido de obter a Paz e o fim dos conflitos mundiais a partir da Primeira Grande Guerra (1914/1918).

Por essas razões, a Rainha dos Céus e da Terra apareceu em 13 de maio de 1917, perto de Fátima (Portugal), às três crianças ou seja: Lúcia dos Santos e seus primos , Jacinta e Francisco.No mesmo dia de setembro do mesmo ano, voltou a aparecer aos três pastorinhos renovando o pedido para rezarem o Terço. E, finalmente, no dia 13 de outubro de 1917, no mesmo lugar revelou sua identidade com essas palavras: “ Eu sou a Senhora do Rosário”.Em 1944, fora erguida a grandiosa Basílica visitada por milhões de peregrinos todos os anos.

Na gruta de Massabielle em Lourdes (França), Nossa Senhora apareceu 18 vezes a menina de 14 anos chamada de Bernardette Soubirous. Duas igrejas e uma Basílica foram construídas. Em assim sendo, são visitadas por centenas de devotos que acreditam na Santa Virgem Maria, Mãe de Jesus.

Nossa Senhora do Guadalupe( México) apareceu ao índio alfabetizado – Juan Diego – em 1531 num lugar deserto onde predominava uma vegetação rústica. E, por isso, pediu que levasse a solicitação para que o bispo local construísse uma gruta em sua homenagem.Em princípio, o mandatário da Igreja Católica não acreditou na conversa do índio.Aliás, pediu que Ela fizesse um milagre. Fora-lhe entregue um ramo de rosas vermelhas em pleno mês de dezembro.Daí, então, fora construída uma igreja majestosa que, por sinal, é visitada por muitos peregrinos.

Por outro lado, registro o Santuário de Nossa Senhora das Dores numa área de 58 acres, nos subúrbios de Portland ( Origon).E, por extensão, existe a Missão da IMACULADA CONCEIÇÃO Puríssima localizada em Santo Antônio ( Texas).E também Santa Ana de Beaupré ( Quebec, Canadá).a Catedral de São Luís ( New Orleans, Lousiana).A Missão das Dores em São Francisco, Califórnia.Basílica de Nossa Senhora das Dores em Chicago, IIlions.Basílica de Nossa Senhora da Victória ( Lackawannd, New York).E, finalmente, encontra-se à disposição dos fiéis a Missão de Nome de Deus. Segundo a história, em 1565, o padre Grajales, missionário espanhol, “ofereceu a primeira missa paroquial celebrada neste país.Foi, também, aqui que Santo Agostinho, a cidade mais antiga dos Estados Unidos, teve seu berço”.

Diante de tantas verdades reconhecidas pela nossa Santa Igreja Católica Apostólica Romana, milhões de pessoas do mundo inteiro visitam esses Sacrossantos Santuários. E, sendo assim, as visitas são frequentes e, ao mesmo tempo, milagres acontecem àqueles que acreditam na Santa Mãe de Deus.

O Terço de Maria é, por excelência, a oração que Ela pediu pela primeira vez aos três pastorinhos em Portugal( 13.5.1917). Para rezá-lo obedece-se um ritual. E, portanto, há cinco mistérios, a saber: Mistérios Gozosos, Mistérios luminosos, Mistérios Dolorosos, Mistérios Gloriosos e Mistérios de Luz do Rosário acrescido pelo São Paulo II durante seus 25 anos de papado.Após a oração, o fiel deve acrescentar: “ Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era o princípio¸ agora e sempre.Amém”.Rezar o Terço traduz amparo permanente de Nossa Mãe Maria Santíssima.Viva Santuários Católicos!