Geral

Reeducandos ingressam em cursos de nível superior no Presídio do Agreste

28/02/2018
Reeducandos ingressam em cursos de nível superior no Presídio do Agreste
Nove reeducandos já realizaram a prova de vestibular e aguardam o resultado no Presídio do Agreste. Ascom Seris

Nove reeducandos já realizaram a prova de vestibular e aguardam o resultado no Presídio do Agreste. Ascom Seris

“Educar para incluir”: esse é o tema do projeto inovador desenvolvido pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) em parceria com a Empresa Reviver e Universidade Norte do Parará (Unopar), no Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano. Através da iniciativa, reeducandos ingressarão em cursos de nível superior pela modalidade de educação à distância (EAD), na própria unidade prisional.

Com a implantação do projeto, os custodiados poderão ter acesso a diversos cursos, como Gestão Comercial, Ciências Econômicas, Administração, Pedagogia, Sociologia e Gestão de Produção Industrial. Até o momento, quinze internos manifestaram interesse. Entre eles, nove já realizaram a prova de vestibular e aguardam o resultado. As aulas começam em março e serão supervisionadas pela equipe de pedagogia da unidade.

A assistente social do Presídio do Agreste, Janaína Amorim, ressalta a importância da educação no processo de reintegração social dos custodiados. “A educação deve ser o principal aspecto a ser trabalhado no processo de ressocialização e o Presídio do Agreste está viabilizando os meios para que isso aconteça”, afirma a assistente social.

Para o agente penitenciário e chefe da unidade, Alexsandro Luz, o processo possibilitará novas perspectivas na vida dos custodiados. “Através da educação, propiciamos condições para que os reeducandos recomecem suas vidas de forma digna após o cumprimento da pena. A educação representa esperança na vida dos internos”, comenta Luz.

Educação nos presídios

Em Maceió, doze apenados já cursam o ensino superior no Complexo Penitenciário pela modalidade EAD. Destes, onze cumprem pena no Núcleo Ressocializador da Capital (NRC) e outro no Presídio Cyridião Durval. Os estudantes estão matriculados nos cursos de Administração, Gestão de Recursos Humanos, Geografia, História e Ciências Contábeis.