domingo, 23 de setembro de 2018

Notícias

In:

Programa Conecta Biblioteca oferece quatro vagas para unidades alagoanas

Por Redação com Agência Alagoas
Bibliotecas selecionadas estarão conectadas a bibliotecas de todo o Brasil Foto: Ascom/Secult

Bibliotecas selecionadas estarão conectadas a bibliotecas de todo o Brasil Foto: Ascom/Secult

Com o objetivo de fortalecer as habilidades dos profissionais de bibliotecas e incentivar o papel desses espaços no desenvolvimento de comunidades, o programa Conecta Biblioteca lançou uma nova convocatória para selecionar 108 bibliotecas públicas em todo o Brasil. O edital está disponível no sitewww.recode.org.br/convocatoria e as inscrições seguem até o dia 05 de março.

Este ano, estão sendo ofertadas quatro vagas para bibliotecas em Alagoas. “A disponibilidade dessas vagas é de extrema importância, já que trará inúmeros benefícios para Alagoas. As bibliotecas selecionadas estarão conectadas a bibliotecas de todo o Brasil e serão estimuladas a desenvolverem atividades que contribuam para minimizar a desigualdade social através da leitura”, diz a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Alagoas, Almiraci Dantas.

É o segundo ano consecutivo que a ONG Recode e a Caravan Studios realizam uma intensa articulação para fomentar o uso desses espaços públicos a partir de uma escuta qualificada das demandas da população local.

A convocatória está aberta a bibliotecas públicas estaduais ou municipais situadas em municípios com até 400 mil habitantes ou Distrito Federal, com no mínimo 3 computadores voltados ao uso da comunidade e conectados à Internet. Também é necessário ter cadastro atualizado junto ao sistema nacional de bibliotecas públicas e sistemas estaduais.

Sobre o Conecta Biblioteca:

Realização da ONG Recode e da Caravan Studios, o Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas, espaços vitais para o desenvolvimento de comunidades. Para isso, promove apoio e formação a uma rede de profissionais de bibliotecas, estimulando-os a aprofundarem sua atuação como agentes de transformação. Adicionalmente, o Conecta Biblioteca visa contribuir com o fortalecimento e a sustentabilidade da rede nacional de bibliotecas.

Sintonizado com as políticas públicas para o setor, o Programa está orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). O Conecta Biblioteca tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.

Compartilhe:
Tags:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com