Geral

Passaporte emitido pela Fiea permite a circulação de bens com isenção de taxas

22/02/2018
Passaporte emitido pela Fiea permite a circulação de bens com isenção de taxas

O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea) é a única instituição do Estado habilitada a emitir um documento que facilita a entrada das empresas alagoanas no mercado externo, garantindo a circulação dos produtos em 75 países sem precisar pagar impostos, durante 12 meses.

2002 - wm - dielze e chico (2)

O ATA Carnet, que é assinado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), pode ser utilizado por pessoas físicas e jurídicas. Ele simplifica as etapas de exportação e importação temporária nos países que utilizam o sistema e assegura agilidade e segurança ao desembaraço aduaneiro de bens.
Uma das empresas beneficiadas com o Passaporte de Exportação Temporária é a JMR Fontan – Caleidoscópio, que trabalha com joias e acessórios de moda artesanais. Ela é atendida pelo CIN/AL e filiada ao Sindicato da Indústria de Vestuário do Estado de Alagoas (Sindivest).

A empresa alagoana irá participar da 1ª edição da Feira EUA-Coterie 2018, que acontece em Nova Iorque, de 26 a 28 de fevereiro próximos, e contou com as facilidades do Ata Carnet para viajar com seus produtos. A Coterie NY é uma feira voltada para moda têxtil e calçados e acessórios que reúne designers internacionais com perspectivas globais.

“Entre as vantagens do passaporte está a redução, a zero, do risco de apreensão ou retenção de mostruário em aduanas, dando maior segurança para que empresas brasileiras participem de feiras e exposições no exterior. Isso é importante, sobretudo, para micro e pequenas empresas”, explica Dielze Mello, gerente do CIN/AL.

O ATA Carnet é um documento aduaneiro válido internacionalmente que permite a exportação e a importação temporária de bens, livre de impostos de importação, pelo período de um ano. Permite que esses bens circulem entre os países signatários com procedimento aduaneiro mais rápido.

Com ele, as empresas também gastam menos na circulação internacional de bens e economizam tempo na preparação da documentação para exportação e importação temporária.
Para pessoas físicas, o ATA Carnet proporciona segurança para o transporte de materiais de trabalho, para fins educativos, científicos, culturais e desportivos, entre outras vantagens. Quem tiver interesse no documento, deve procurar o CIN/AL, no térreo da Casa da Indústria, na Avenida Fernandes Lima, em Maceió, ou ligar para o (82) 2121-3072.