Cidades

Parceria entre Emater e Prefeitura de Cajueiro incentiva cultivo de abacaxi

24/02/2018
Parceria entre Emater e Prefeitura de Cajueiro incentiva cultivo de abacaxi

produtores de abacaxi

A parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), por intermédio da Emater, e a Prefeitura de Cajueiro, vem incentivando a diversificação de culturas, a exemplo do abacaxi, com agricultores familiares do município. O trabalho de orientação técnica da Emater vai desde a escolha das mudas ao escoamento da produção.

A aposta dos pequenos produtores rurais do município de Cajueiro é na diversificação de cultura no plantio do abacaxi. E uma cooperação técnica entre o município e a Emater tem possibilitado assistência, tanto nas técnicas de plantio quanto no combate às pragas.

(Fotos: Ascom/ Prefeitura de Cajueiro)

O trabalho de orientação técnica é feita na própria comunidade, o povoado da Serra do Mamão, pelo engenheiro agrônomo da Emater, Glauco Yves, que realiza visitas continuadas, palestras e assistência aos agricultores familiares, que adquirem conhecimentos sobre associativismo, diversificação de culturas e comercialização.

No campo, os pequenos agricultores aprendem técnicas específicas de manejo das frutas, o momento correto de adubação, irrigação, combate às pragas, entre outros . Eles também recebem orientação sobre o momento certo da colheita e que possam agregar valor aos produtos e tenham um preço diferenciado no mercado.

O engenheiro agrônomo da Emater, Glauco Yves, explica que o abacaxi que vem sendo cultivado no município de Cajueiro é o de melhor qualidade na região, tem um excelente sabor e um preço acessível. “Estamos no melhor período para o plantio e orientamos os produtores para evitar a proliferação de praga na plantação para não terem prejuízo na colheita”.

Segundo Glauco, com capacitações específicas sobre plantio e manejo, seguramente, haverá o melhor aproveitamento da produção de abacaxi. “Com a crise canavieira, os produtores procuram novas formas de diversificação no cultivo e melhoria na renda, e esse é momento certo”.

Como explica o secretário municipal da Agricultura de Cajueiro, Otávio Neto, todo o esforço da equipe possibilita, hoje, renda para diversas famílias, com a produção em larga escala da banana, abacaxi, macaxeira, pimenta e tantas outras espécies.

(Fotos: Ascom/ Prefeitura de Cajueiro)“A cooperação técnica com Emater tem sido de grande importância para a diversificação de cultura no município, o que vem possibilitando assistência adequada e gerando emprego e renda aos agricultores familiares”, reconhece o secretário Otávio Neto.

Segundo ele, com o sucesso das atividades agrícolas em Cajueiro, a Prefeitura já está articulando juntos os pequenos produtores rurais a criação de uma associação, visando o fortalecimento da diversificação de culturas, a exemplo do abacaxi, maracujá, banana, macaxeira, entre outras.

Otávio Neto explica ainda que todos os produtores estão sendo capacitados sobre produção e comercialização pelo técnico da Emater, e a ideia é acabar com a figura do atravessador, fazendo com que os agricultores familiares comercializem seus produtos no município e, também, diretamente aos consumidores. “Esse comportamento vai fazer com que o produtor agregue valor e aumente sua renda familiar”.

Genivan Silva, pequeno produtor rural do povoado Serra do Mamão, afirma que a orientação técnica dada pelo engenheiro agrônomo da Emater tem ajuda e muito os agricultores do município.

“Antes, a gente não sabia a quantidade correta de irrigação e alguns cuidados com o plantio do abacaxi, agora tiramos todas as dúvidas e vamos lucrar com isso”, comemora Genivan.