Geral

Incerteza sobre futuro pós-Brexit está afastando investimentos, diz BoE

23/02/2018

O vice-presidente para bancos e mercados do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), David Ramsden, afirmou hoje que a incerteza sobre o relação que o Reino Unido manterá com a União Europeia (UE) após a saída do bloco (conhecida como Brexit), prevista para março de 2019, está levando empresas a reter e adiar investimentos.

Em nota divulgada pelo BoE com as declarações do dirigente, Ramsden disse ainda que uma maior clareza sobre o futuro da relação do Reino Unido com a UE após o Brexit poderia ajudar a aumentar a produtividade local.

Os negociadores em Londres e em Bruxelas (onde ficam as principais instituições representativas da União Europeia) ainda precisam definir os termos de futuros acordos comerciais entre as duas partes e os detalhes de um período de transição entre a saída do Reino Unido e a entrada em vigor das novas diretrizes.

Ramsden não se manifestou sobre a perspectiva para taxas de juros no Reino Unido, mas muitos economistas esperam que o BoE eleve sua taxa básica em maio. Se a expectativa se concretizar, será apenas o segundo aumento em uma década. Fonte: Dow Jones Newswires.

Autor:
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.