Variedades

Conheça 18 cidades italianas para visitar em 2018

27/02/2018
Conheça 18 cidades italianas para visitar em 2018

Centros históricos, paisagens naturais e importantes municípios para o turismo da Itália estão na lista das 10 cidades para conhecer em 2018, feita pelo site de viagens “Skyscanner”. Confira:

1. Milão, Lombardia – A cada ano, a cidade inaugura novos centros culturais e promove diversos eventos. Em 2018, haverá a abertura de um novo museu: O Museu de Arte Etrusca, junto ao Palácio Rizzoli-Bocconi-Carraro. Este projeto, da “Fundação Luigi Rovati”, ficará pronto até o final do ano e trará uma coleção de vasos etruscos, em um espaço que promete “fortes emoções”. Além do museu, o visitante pode alugar um carro e conhecer a região, como o Lago Maggiore, na divisa com a Suíça.
As Ilhas Borromeu também estão entre as atrações “imperdíveis”.

2. Parma, Emilia-Romana – Que tal passear por uma das cidades mais lindas e ricas em gastronomia da Emília-Romana? Parma é um “local sagrado” da cozinha italiana, lar do tão conhecido “presunto Parma”. Todos os anos, em setembro, a cidade homenageia a iguaria no “Festival do Presunto de Parma”. São do município também o “culatello”, um preparado com carne de porco, o queijo “parmigiano”, a coppa, o salame, a tripa, o “bollito”- um cozido misto, e o vinho frisante Lambrusco. Além da comida, Parma merece uma visita pelas suas obras artísticas e arquitetônicas, como o Duomo e o Batistério, mas também pelas suas belezas naturais, como o Parque Fluvial Regional de Taro.

3. Trieste, Friuli-Veneza Giulia – Localizada no nordeste da Itália, Trieste é banhada pelo Mar Adriático. Dentre as atrações imperdíveis de 2018, há a 50ª edição da “Barcolana”, histórica regata internacional que acontece no Golfo de Trieste, em outubro. Ainda para os amantes do mar, até 1º de maio haverá uma grande mostra: “Nel mare dell’intimità. L’archeologia subacquea racconta l’Adriatico”, no Salão degli Incanti, sobre a arqueologia subaquática do Adriático.

4. Pesaro, Marcas – A cidade festeja em 2018 o aniversário de 150 anos da morte do compositor erudito Gioachino Rossini, com grandes eventos e espetáculos ao longo de todo o ano. O visitante pode incluir no roteiro de viagem uma visita à residência do compositor, a “Casa Rossini”, e um passeio no “Teatro Nuovo”, além de uma passada no “Tempietto”, no Palazzo Olivieri, onde fica a sede da Fundação Rossini. O grande momento comemorativo será por ocasião do “Rossini Opera Festival”, evento anual que ocorre de 11 a 23 de agosto. Quem visitar Pesaro ainda pode planejar uma visita a San Marino, a república mais antiga do mundo. O país não possui abertura para o mar e é completamente envolto pela Itália.

5. Palermo, Sicília – A cidade de Palermo foi batizada de “Capital Italiana da Cultura de 2018” pelo Ministério de Bens e Atividades Culturais e de Turismo. Por conta disso, em 2018, o município receberá diversos eventos com o objetivo de promover a cultura. Além disso, dentre seus monumentos estão a Catedral de Palermo, dedicada à Santa Vergine Maria Assunta in Cielo. O site “Skyscanner” ainda aconselha a alugar um carro para conhecer a vizinhança, como as cidades de Monreale, Bagheria e Cefalù.

6. Treviso, Vêneto – Uma das principais atrações turísticas de Treviso é a “Piazza dei Signori”, que abriga monumentos arquitetônicos como o “Palazzo del Potestà”, o “Palazzo dei Trecento” e o “Palazzo Pretorio” – datados dos anos 1300. Outro local imperdível é a “Ponte Dante”. O ano de 2018 é particularmente importante para a área em torno do rio Piave, que comemora 100 anos do fim da Primeira Guerra Mundial. A Batalha do Rio Piave, entre 15 e 23 e junho de 1918, foi uma decisiva vitória do Exército italiano sobre as tropas austro-húngaras.

7. Salerno, Campânia – Um excelente motivo para visitar Salerno em 2018 é o show “Luci D’Artista”, que acontece durante as festas de fim de ano. Entre novembro e janeiro, o centro histórico da cidade se iluminará com as mais belas luminárias do mundo. Salerno também é “porta de acesso” para a Costa Amalfitana, rota perfeita para ser feita de carro. Um pouco mais longe, há também a cidade de Padula, que abriga um dos maiores complexos do período barroco, o Monastério de San Lorenzo.

8. Città di Castello, Úmbria – Nesta pequena cidade úmbra, nasceu o pintor e escultor italiano Alberto Buri, considerado um dos precursores dos movimentos artísticos pós-guerra, como o “Neodadaísmo”, o “Nouveau réalisme” e a “Arte Povera”. Todas as suas criações estão expostas em uma coleção no interior da Fundação Palazzo Albizzini, que em 2018 completa 40 anos. O visitante ainda pode conhecer palácios aristocráticos, torres e colinas. Não muito distante da cidade, fica o Lago Trasimeno – o quarto maior da Itália -, que abriga as cidades de Castiglione del Lago, Passignano sul Trasimeno e San Feliciano.

  9. Vieste, Púglia – De acordo com o “Skyscanner”, a cidade é “realmente maravilhosa”, com suas rochas calcárias. Além disso, é um ótimo ponto de partida para outros itinerários, como San Giovanni Rotondo, cidade em que São Pio de Pietrelcina nasceu. Seus restos mortais se encontram em um santuário, projetado pelo arquiteto italiano Renzo Piano. A costa do mar Adriático também atrai visitantes ao município, mesmo em estações em que o calor não é tão intenso – como no inverno e no outono.

10. Cagliari, Sardenha – O ano de 2018 é perfeito para visitar Cagliari, pois a cidade abrigará uma grande mostra sobre a história da Sardenha e do Mar Mediterrâneo. Outra atração turística interessante é a praia de Poetto. Para quem prefere os monumentos arquitetônicos, há também a Catedral de Cagliari, assim como o Museu Arqueológico Natural e as ruínas do Anfiteatro Romano. As cidades vizinhas também são ótimos locais para se visitar, como Barumini – onde se encontra o sítio arqueológico Su Naraxi, considerado patrimônio mundial pela Unesco desde 1997.