Geral

Comércio é o macro setor com mais empresas ativas em Alagoas, diz Juceal

27/02/2018
Comércio é o macro setor com mais empresas ativas em Alagoas, diz Juceal

A seção de atividade comércio é o setor com o maior número de empresas ativas registradas em Alagoas. É o que informa a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), órgão responsável pelo registro empresarial, em relatório produzido e que traz o número de 76.550 negócios ativos no macro setor, representando 50,39% do total.

Dentro desta seção de atividade, empresas que possuem a atividade varejo de artigos do vestuário e acessórios como principal se destacam: são 13.100 empresas ativas em todo o Estado. Logo depois, encontram-se as empresas que atuam principalmente na área varejista de mercadorias em geral – principalmente produtos alimentícios – como minimercados, mercearias e armazéns. Essas somam 9.118 negócios ativos.

A lista segue com empreendimentos de materiais de construção em geral e comércio varejista de bebida que juntos, correspondem a 8,8% do total. Também percebe-se um alto índice de negócios voltados ao ramo da beleza, a exemplo da venda de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal, contando com 2.610 empresas registradas.

Já a lista dos principais setores registrados no Estado e que possui comércio em primeiro plano continua com os negócios que tem como principal atividade alojamento e alimentação, com 13.874; indústrias de transformação, com 12.254; outras atividades de serviço, com 9.158; e transporte, armazenagem e correio, com 7.506 estabelecimentos com registro ativo junto ao órgão alagoano.

Alagoas está saindo do predomínio da monocultura para um maior desenvolvimento no setor terciário da economia, ou seja, deixando de ser apenas produtor de cana de açúcar e oferecendo serviços para toda a população. É o que destaca o presidente da Juceal, Carlos Araújo.

“Isso é notório quando passamos a avaliar os números do nosso Estado. No ano de 2000, foram constituídas 2.933 empresas no macro setor comércio, enquanto em 2016 o número saltou para 8.639, representando um aumento de quase 200%. O alagoano tem uma vocação clara para empreender, é um povo criativo e que coloca isso ao buscar uma forma de renda, e os números mostram que o comércio tem sido o setor mais procurado, impulsionado principalmente pelo crescimento do turismo”, afirma.

Ainda segundo Araújo, esse aumento de constituições empresariais no comércio também é observado na geração de empregos e faz com que o ramo também seja cada vez mais observado pelas entidades governamentais.

De acordo com ranking produzido pela Receita Federal, Alagoas é referência em todo o país no que diz respeito à implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), possuindo todos os seus 102 municípios integrados ao sistema e disponibilizando um ambiente desburocratizado para a criação de empreendimentos.