Geral

Célia defende maior valorização aos professores

27/02/2018
Célia defende maior valorização aos professores

Educação foi o tema da quarta edição do programa Minha Alagoas, promovido nas redes sociais da ex-prefeita de Arapiraca e presidente estadual do PTC, Célia Rocha, e realizado na nesta segunda-feira (26).

Na entrevista, Célia falou sobre o momento atual da educação em Alagoas, destacando o trabalho do vice-governador Luciano Barbosa como secretário de educação. Ela lembrou também das realizações durante suas gestões e defendeu uma melhor valorização dos professores.

Secretaria de Estado da Educação

“Luciano é ousado. E se não ousar, não consegue. Tem que ter coragem. E ele está fazendo. Não que as reformas sejam a prioridade número um, mas é fundamental. Isso aumenta a auto estima do aluno, que se sente feliz. Eu estive em Viçosa e pude ver como ficou linda a escola daquela cidade, assim como as daqui de Arapiraca. Luciano é um excelente gestor e tem demonstrado que se preocupa realmente com a qualidade do ensino nas escolas de Alagoas”, falou.

Escola Tiradentes

“Impressionante como tem sido requisitada. A disciplina militar tem atraído muita gente. É bom lembrar que há mais de 15 anos não se fazia uma escola aqui, e a que foi construída no Bonsucesso facilitou o acesso a educação para muitas famílias. Tenho certeza que é uma conquista que ficará marcada na historia de Arapiraca e do nosso Estado”.

Conquistas quando prefeita

“Arapiraca teve a felicidade de ter Valéria e a Gorete como secretárias, além de outras do passado. Só na última gestão, por exemplo, foram 39 escolas que receberam reformas. Fizemos a nossa parte. Deixamos três creches construídas – Planalto, Verdes Campos e Canafístula – e duas escolas, no Nilo Coelho e na Canafístula, além de outras obras em andamento ou com recursos em conta. Cumprimos nosso papel na educação”.

Biblioteca Municipal

“Essa é uma recordação muito grande, linda. Antes de ser prefeita, a biblioteca era ao lado da Câmara Municipal. Fazia dó. Não tinha espaço, não tinha livros para o estudante fazer sua pesquisa. Por isso, a Casa da Cultura, aquele espaço da biblioteca,  foi uma obra fantástica. Tive uma satisfação muito grande. E no último mandato, nós reformamos e ampliamos o espaço, com muito material em braile, com espaço para educação pré-infantil. Sinto-me extremamente realizada com a construção da Casa da Cultura. É uma referência para o povo e para a juventude. Quem ainda não conhece, precisa conhecer”.

Professores

“O reajuste salarial precisa ser dado. Espero ver chegar o momento que o professor seja reconhecido como um profissional tão importante quanto o da área da saúde. Infelizmente, nem o município dá conta e nem tem uma política nacional com esse reconhecimento ao professor. Uma coisa importante que fizemos foi à redução da carga horária. Para que o professor tivesse tempo para se preparar, capacitar, qualificar para atender melhor o aluno. Mas atualmente, em Alagoas, muita coisa vem sendo feita para essa valorização. Afinal, precisamos olhar para o professor com muito amor, muito carinho”.

Evasão escolar

“Durante nossas primeiras gestões, uma equipe visitava as famílias quando o aluno deixava de ir à escola. Melhorou muito a evasão. Isso tem que ser um compromisso do professor e da secretaria em buscar o aluno e incentivar a voltar a sala de aula. Se não for buscar, fica difícil. A evasão depende da consciência dos pais e também dos conselhos escolares, que são importantíssimos para acompanhar de perto o que acontece. A escola não é do município ou do estado. A escola é dos alunos e das famílias. Tem que estar todo mundo junto para poder evoluir legal. Ai, com certeza, a realidade será outra”.