Geral

Bovespa abre em queda com exterior; medidas econômicas ficam em segundo plano

20/02/2018

A Bovespa inicia os negócios em queda nesta terça-feira, 20, contaminada pelo movimento de realização de lucros de curto prazo nos mercados acionários internacionais nesta volta de feriado em Wall Street. Por lá, a indicação é de que deve ser interrompida a sequência de seis pregões de ganhos do Dow Jones e do S&P.

Assim, não chega a influenciar os ativos o pacote de medidas econômicas anunciado na segunda-feira, 19, pelo Governo Michel Temer, após oficializar a suspensão da tramitação da reforma da Previdência no Congresso.

A percepção é de que não há novidades na nova pauta prioritária, com exceção da proposta de autonomia do Banco Central, que havia sido deixada de lado em 2016.

O consenso é que o “plano B” anunciado pelo governo é positivo, mas não substitui a reforma da Previdência e a tributária.

“Parece-me que é uma saída por conta do fracasso na aprovação da reforma da Previdência. É melhor que perder a Previdência e não fazer mais nada, em teoria”, avalia o economista-sênior do Haitong, Flávio Serrano.

Para o economista-chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito, o pacote ainda precisa ser avaliado com cuidado, pois faltam detalhes sobre as medidas. “Parece ser uma agenda requentada, não tem exatamente uma novidade”, destaca.

Autor: Ana Luísa Westphalen
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.