Geral

Artesãos arapiraquenses recebem carteirinha nacional durante solenidade

02/02/2018
Artesãos arapiraquenses recebem carteirinha nacional durante solenidade
Objetivo é legitimar o artesanato de Arapiraca, causar um maior impacto na localidade e gerar fluxo no mercado

Objetivo é legitimar o artesanato de Arapiraca, causar um maior impacto na localidade e gerar fluxo no mercado

Recentemente a prefeitura de Arapiraca divulgou que estava disponível, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDETUR), a solicitação de renovação ou emissão da Carteira Nacional do Artesão, documento que concede inúmeros benefícios aos profissionais da área. Nessa quarta-feira (31), em um evento que aconteceu no final da tarde no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, as 50 novas carteirinhas solicitadas foram entregues nas mãos dos artesãos.

Hoje Alagoas é o Estado do País que mais emite carteira, com cerca de 13 mil alagoanos inseridos no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Desse total, 70% tem essa atividade como profissão única e exclusivamente.

“É por enxergar essa importância que a Prefeitura deixa a questão política de lado e se une ao Governo de Alagoas para oferecer este momento democrático”, disse o secretário municipal Ricardo Barreto. “Vocês agora sãos profissionais legalizados e nossa função, enquanto servidores do povo, é melhorar, ainda mais, a condição de trabalho da população”, afirmou aos presentes.

E a carteira entregue realmente abre portas, visto que a identificação dá ao artesão o reconhecimento de profissional autônomo, possibilitando-lhe contribuir para a Previdência Social e emitir notas fiscais de suas vendas, com a isenção do ICMS, obter declaração de rendimentos, participar de exposições, feiras e eventos no Brasil e no exterior.

Além disso, o secretário de Desenvolvimento e Turismo de Alagoas, Rafael Brito, ao lado do deputado federal Ronaldo Lessa, anunciou que a secretaria está cadastrando lojas de Arapiraca e em breve os profissionais com a carteira nacional do artesão poderão comprar matéria prima com um desconto maior, barateando, assim, o custo com a produção.