Artigos

Laços do passado

20/01/2018
Laços do passado

De quando em vez, recebo obras literárias que me levam a tecer comentários na imprensa alagoana. Desta feita, fui recipendiário do novel livro do magistrado emérito Dr. Moacir de Carvalho Ribeiro, sócio efetivo da Associação Alagoana de Imprensa, ex-secretário de finanças da Sefaz,venerável da Loja maçônica Perfeita Amizade, e, principalmente, homem público probo com relevantes serviços prestados ao Estado de Alagoas como um todo.

Diga-se, de passagem, trata-se de um documentário memorialista e, por essas razões, li-o com pressa a fim de emitir minhas considerações sobre o autor “ Recordando Fatos” de sua lavra lançado em 2005, pela Editora Viena, São Paulo,cujas crônicas mostram sua excelsa sensibilidade literária.
Agora, Dr. Moacir traz à tona sua autobiografia em forma de capítulos e, por isso, agradou sua legião de admiradores.Entregou ao professor José Uedison Nomeriano a revisão e, ao mesmo tempo, solicitou ao acadêmico Klinger da Costa Bezerra que escrevesse o Prefácio do magnífico livro.

“Pela leitura cuidadosa que fiz do seu grande e maravilhoso livro , cheguei à seguinte conclusão: a leitura dele será de grande valor e de auxílio pessoal para o tempo atual de nervosismo, desespero, inquietação, incerteza e infelicidade. É valiosíssimo conselheiro certo para as horas difíceis e incertas pelas quais , às vezes, passamos, levando-nos de volta ao nosso passado que nada mais é do que nossas recordações”.

A bem da verdade, o escritor detém excelsa memória e, por isso, relatou fatos de sua longeva existência no exercício de suas múltiplas atividades profissionais. Fala de sua família, de sua luta no fisco alagoano. Depois, exerceu suas atividades judicantes no hinterland caeté onde fez Justiça para todos sem prejudicar nenhuma pessoa. Característica de um homem justo/honrado, e, sobretudo, voltado ao bem comum.

Na página 286, da obra em epígrafe, vê-se a síntese de sua bem-sucedida trajetória. Sinal de que cumpriu sua missão sem tergiversar. Por tudo isso,, torna-se imperativo transcrever o que escrevera em português bem escrito.

“ Aqui, nesta obra, estão reunidas as reminiscências de fatos e casos comigo acontecidos no curso de minha existência e que, buscando, os encontrei alojados, quietinhos, no aconchego da minha memória.Espero que o amigo leitor e a amiga leitora recebam com simpatia esta narrativa dos fatos reais aqui enfeixados e que, gentilmente, deliberou também conhecê-los”.
Li-a de forma acurada e, principalmente, observando os fatos que pontilharam a melhor idade do amigo Moacir de Carvalho Ribeiro ( noventa anos). Como então membro da Loja “Virtude e Bondade”, às vezes o encontrava, relatava em conversa que iria escrever um livro que tratasse desses assuntos que abrilhantaram sua vida. Dito e feito, eis o livro que estava faltando nas bibliotecas alagoanas.

“Levar a cabo a tarefa de revolver a memória na busca de acontecimentos que ficaram retidos, ao longo da existência, requer paciência e, em alguns momentos, um necessário refrigério que reative a mente de memorialista, mormente quando este já alcançou suas 89 primaveras.Mas com dedicação e substancial força de vontade, o Projeto Literário acaba alcançando o seu desiderato”. Valeu Dr. Moacir de Carvalho Ribeiro! Parabéns pela sua biografia que honra Alagoas.