Artigos

48 anos e a alma continua erótica

15/01/2018
48 anos e a alma continua erótica

Hoje, nove de janeiro, estamos festejando 48 anos de casados. Nem tudo foi fácil, cheio de flores, o céu nem sempre de brigadeiro, claro, tiveram rotas de colisão nesses anos.  Com compreensão, carinho, principalmente amor, conseguimos desviar ou amenizar essas colisões.

A luta do dia-a-dia foi vencida, ainda estamos vencendo.  Eu com 78 e Vânia fazendo 70 anos, ainda trabalhamos e sonhamos como se fôssemos jovens, viver e sonhar é preciso. E temos tantos sonhos para o futuro, participarmos de Festas Literárias no Brasil, em Guadalajara. Viajarmos à Inglaterra ou Rússia.

Sinto-me um privilegiado porque conheço intimamente minha companheira, só eu conheço profundamente o ser humano extraordinário,  gentil, de extrema bondade, porém, forte, justa e perseverante. Essa brava companheira dedica-se de corpo e alma ao pai com 98 anos, aos três filhos e três netos. E a mim, claro.

Nesses 48 anos soubemos enfrentar alguns percalços, nenhuma tempestade poderá mais fazer nosso barco afundar, além de tudo, agora já avistamos a praia, estamos pertos do destino final, navegar é preciso, é inexorável.

Retenho em minha mente, em minhas lembranças nítidas, como de fosse hoje, sua imagem entrando na Igreja, vestida de noiva, sorrindo, feliz, olhando para mim.

Construímos uma vida, uma bela família.  Vânia deixa de legado sua atuação na Justiça sempre ao lado do bem social como Promotora, como Advogada e Professora. Também deixo meu legado nos livros, na cidadania por uma sociedade mais justa. Acreditamos no ser humano. Em nossa casa de praia, na parede da sala, está desenhado um verso de meu querido poeta Lêdo Ivo: “Na Barra de São Miguel, diante do mar, só agora compreendi, o dia mais longo de um homem dura menos que um relâmpago.”

Quarenta e oito anos de luta e prazer, e até momentos de dor. O coração e o tempo nos faz compreender que a vida é tão pequena, é um relâmpago para se viver um grande amor.

Para não prolongar transcrevo um poema que ouvimos juntos recentemente no Fórum das Letras de Ouro Preto, pela própria autora ADÉLIA PRADO, gostaria que saboreassem a sabedoria nos versos da poeta mineira.

Erótica é a Alma

 Todos vamos envelhecer… Querendo ou não, iremos todos envelhecer. As pernas irão pesar, a coluna doer, o colesterol aumentar.

A imagem no espelho irá se alterar gradativamente e perderemos estatura, lábios e cabelos.

A boa notícia é que a alma pode permanecer com o humor dos dez, o viço dos vinte e o erotismo dos trinta anos.

O segredo não é reformar por fora.

É, acima de tudo, renovar a mobília interior: tirar o pó, dar brilho, trocar o estofado, abrir as janelas, arejar o ambiente. Porque o tempo, invariavelmente, irá corroer o exterior.

E, quando ocorrer, o alicerce precisa estar forte para suportar.

Erótica é a alma que se diverte, que se perdoa, que ri de si mesma e faz as pazes com sua história.

Que usa a espontaneidade pra ser sensual, que se despe de preconceitos, intolerâncias, desafetos.

Erótica é a alma que aceita a passagem do tempo com leveza e conserva o bom humor apesar dos vincos em torno dos olhos e o código de barras acima dos lábios.

Erótica é a alma que não esconde seus defeitos, que não se culpa pela passagem do tempo.

Erótica é a alma que aceita suas dores, atravessa seu deserto e ama sem pudores.

Aprenda: bisturi algum Vai dar conta do buraco de uma alma negligenciada anos a fio.